O SC Braga recebe, esta quinta-feira (17h55), os ingleses do Leicester City, em jogo a contar para a 4.ª jornada do grupo G da Liga Europa, num encontro que colocará frente a frente os dois atuais primeiros classificados.

À entrada para esta ronda, os minhotos ocupam o 2.º lugar, com 6 pontos, fruto de duas vitórias e uma derrota, enquanto que os 'foxes' encontram-se na liderança, com 9 pontos, após somarem três triunfos nos três encontros até ao momento disputados na prova. A única derrota da equipa de Carlos Carvalhal aconteceu precisamente diante do Leicester, com os ingleses a vencerem por uns claríssimos 4-0.

Nos últimos cinco jogos disputados, entre todas as competições em que as duas equipas se encontram atualmente inseridas, de notar que os bracarenses registaram quatro vitórias (FK Zorya Luhansk, Famalicão, Benfica e Trofense) e uma derrota (Leicester), ao passo que os ingleses somaram quatro triunfos (AEK Atenas, Leeds United, SC Braga e Wolverhampton) e uma derrota (Liverpool).

Carlos Carvalhal, treinador dos bracarenses, fez questão de referir que os jovens Hernâni e Berna (estreia absoluta do médio dos sub-23) estão convocados para o jogo de quinta-feira. David Carmo, castigado, Rui Fonte, Gaitán e Moura, lesionados, ficam de fora.

Histórico de confrontos

O único encontro disputado entre SC Braga e Leicester até ao momento foi mesmo o último duelo entre as duas equipas no King Power Stadium, onde os 'foxes' venceram por 4-0. Iheanacho (21 e 48 minutos), Praet (67) e Maddison (78) marcaram os golos do conjunto orientado por Brendan Rogers.

De resto, o SC Braga soma quatro vitórias, um empate e quatro derrotas em nove receções a equipas inglesas nas provas de clubes da UEFA. As equipas da Premier League são mesmo as caras mais conhecidas dos minhotos em termos europeus. Ao todo, em casa e fora, são já 19 os embates entre o SC Braga e equipas de Inglaterra, mais do que com equipas de qualquer outro país (seguem-se, com 14 embates, as formações da Turquia). E se a jogar em casa o registo até é equilibrado, o registo global - somando os jogos fora - acaba por ser amplamente negativo: 6 vitórias, 3 empates, 10 derrotas; 22 golos marcados, 39 sofridos.

O que dizem os treinadores

Na antevisão à partida, Carlos Carvalhal admitiu esperar um jogo semelhante àquele que teve lugar em Inglaterra.

"Não espero um jogo diferente, vai ter as mesmas características, mas espero que possamos ter aprendido com os erros e potenciar as coisas que fizemos bem lá. Já analisámos o jogo profundamente e creio que vamos dar uma resposta boa, porque vamos estar mais bem preparados", disse o técnico.

Considerando que SC e Leicester "têm dinâmicas muito idênticas", Carlos Carvalhal reforçou a vontade de ganhar: "Temos 100% de respeito, 0% de receio".

"Sabemos que, se vencermos, será um feito grande, ainda há uma semana o Leicester estava em primeiro no campeonato inglês, mas estamos apostados em deixar uma marca no clube e, para isso, temos que abordar este jogo de foram positiva, acreditamos que podemos vencer", reforçou.

Já Brendan Rodgers sublinha que, apesar da vitória folgada em casa, o Leicester não vai subestimar o SC Braga.

"Nesta competição, o nível é sempre alto e esperamos um jogo particularmente difícil. Apesar de termos vencido [em casa] e estarmos confortáveis no grupo, vamos entrar para ganhar", disse o técnico dos ingleses na antevisão da partida.

O técnico do quarto classificado da 'Premier League', que vem de uma derrota no terreno do campeão Liverpool por 3-0, no domingo, que o tirou da liderança do campeonato, notou que o Leicester está "a jogar a um nível elevado fora de casa", mas não menospreza a equipa minhota.

"Apresentamos boas exibições e queremos continuar na competição, mas não podemos subestimar o SC Braga. Como disse, esperamos um jogo muito, muito difícil", reforçou.

O árbitro

A UEFA escolheu Daniele Orsato, árbitro italiano que apitou a final da Liga dos Campeões, em Lisboa, entre Bayern e PSG, para o jogo entre SC Braga e Leicester. Alessandro Giallatini e Fabiano Preti serão os assistentes e Daniele Doveri o quarto árbitro

No historial, os últimos três jogos chefiados por Orsato com clubes portugueses em campo foram de má memória. O Benfica perdeu com Eintracht Frankfurt por 2-0 em 2019 e foi goleado pelo Bayern em 2018 por 5-1. O FC Porto, na Liga dos Campeões de 2017/18, foi batido no Dragão por 5-0 ficando arredado nos oitavos de final pelo Liverpool. O SC Braga nunca teve Orsato a apitar um jogo oficial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.