O Benfica defronta o Standard Liège da Bélgica esta quinta-feira, num encontro onde vai tentar vencer para terminar no 1.º lugar do Grupo D da Liga Europa. No entanto, os vice-campeões de Portugal não dependem de si já que, apesar de terem os mesmos 11 pontos do Rangers, estão em desvantagem no confronto direto com os escoceses.

Jorge Jesus já avisou que irá mexer na equipa e "lançar alguns jogadores que nunca jogaram", dando minutos a alguns jogadores e fazendo descansar outros, numa fase complicada com um calendário preenchido e jogos a cada três dias. Quem não irá a jogo é Todibo pois "começou a trabalhar há uma semana e não tem condições técnicas nem táticas".

Os 24 convocados do Benfica para a visita a Liège
Os 24 convocados do Benfica para a visita a Liège
Ver artigo

Para este jogo com os belgas no Estádio Maurice Dufrasne, Jorge Jesus convocou 24 jogadores. O destaque vai para a ausência do lateral esquerdo espanhol Alejandro Grimaldo, que se lesionou no aquecimento para a partida de domingo da I Liga portuguesa com o Paços de Ferreira. De acordo com o boletim clínico das 'águias', o jogador está a contas com uma contusão muscular. Do mesmo boletim clínico continua a fazer parte André Almeida, em recuperação de uma rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno do joelho direito.

O Benfica entra em campo com o apuramento para os 16 avos de final da prova garantido, procurando ainda ultrapassar o Rangers no primeiro lugar do grupo. Para tal terá de alcançar um resultado melhor do que aquele que o conjunto escocês obtiver na receção ao Lech Poznan, marcada também para às 17h55. Svilar, Ferro, Cervi e Diogo Gonçalves, ausentes da última convocatória, figuram entre os eleitos de Jorge Jesus.

Pode parecer apenas um pormenor, mas a diferença entre ficar em primeiro ou segundo pode significar um adversário bem mais fácil em sorte nos 16 avos de final, visto que os vencedores do grupo terão (juntamente com os quatro melhores terceiros classificados dos oito vindos da Liga dos Campeões) estatuto de cabeça de série no sorteio.

Por isso, as contas para as 'águias' são fáceis: para ficar à frente do Rangers precisa de somar mais pontos do que aqueles que o conjunto escocês somar na receção ao Lech Poznan. Ou seja: se o Rangers perder, o Benfica ganha o grupo se empatar ou ganhar na Bélgica; se o Rangers empatar, o Benfica só ganha o grupo se vencer na Bélgica; se as ambas as equipas empatarem, perderem, ou ganharem ou se o Rangers conseguir melhor resultado do que o Benfica, então fica tudo como está: Rangers em primeiro, Benfica em segundo.

Momento de forma: Benfica vem de vitória sofrida, Standard Liège só venceu dois dos últimos 12 jogos

O Benfica chega a este jogo depois de uma vitória sofrida na receção ao Paços de Ferreira, na 9.ª jornada da I Liga. Os 'encarnados' só conseguiram o golo do triunfo (2-1) aos 94 minutos pelo alemão Luca Waldschmidt, num jogo onde os 'castores' remataram mais que o emblema da Luz, mesmo a jogar fora de casa.

Análise: Benfica foi salvo no último suspiro por um banco que vale os milhões que custou...e porque sabe acreditar
Análise: Benfica foi salvo no último suspiro por um banco que vale os milhões que custou...e porque sabe acreditar
Ver artigo

Os 'encarnados' estão a atravessar uma boa fase de resultados, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, embora as exibições estejam longe de encantar.

Na Bélgica a equipa de Jorge Jesus vai encontrar um adversário que apenas venceu dois dos seus últimos 12 jogos. O Standard Liège vem de um empate a duas bolas com o KV Mechelen, depois de ter perdido com o Rangers na Liga Europa. Nestes 12 encontros, o emblema da cidade de Liège só venceu o Oostende na Liga Belga e o Lech Poznan para a Liga Europa, ambos os jogos em casa. Somou ainda cinco empates e cinco derrotas, entre eles o da Luz com o Benfica por 3-0.

O que dizem os treinadores: Jesus garante que equipa não está a jogar o que prometeu, Montanier quer melhor imagem

Na antevisão do jogo, Jorge Jesus recordou o primeiro jogo com o Standard Liège como um dos melhores do Benfica esta época.

"O nosso jogo na Luz foi um dos melhores que fizemos, vencemos por 3-0, o que deu a ideia de que esta equipa do Standard Liège não é muito forte, o que não é verdade, porque o futebol belga é muito forte. Tanto que algumas equipas estão a discutir o apuramento na Champions e na Liga Europa. Uma vez que já definimos o apuramento, não quer dizer que não entremos com o mesmo objetivo de ganhar, porque há vários fatores que nos podem favorecer, como ser o primeiro do grupo, independentemente de não acreditar que o Rangers perca pontos na Polónia. Temos de fazer a nossa obrigação, que é tentar ganhar para sermos primeiros. Se o formos, dá-nos hipóteses teóricas no sorteio. Acrescento a isso que vou aproveitar este jogo para lançar alguns jogadores que nunca jogaram", disse, esta quarta-feira, o técnico dos encarnados.

Jorge Jesus: "O Benfica ainda não está a jogar o triplo"
Jorge Jesus: "O Benfica ainda não está a jogar o triplo"
Ver artigo

Quando foi apresentado como treinador do Benfica, Jesus garantiu que iria colocar a equipa a jogar o triplo mas não é isso que se tem visto. O técnico admitiu que a equipa está longe daquilo que quer.

"Essa afirmação [n.d.r. colocar a equipa a jogar o triplo] foi feita com a consciência de que, se o Benfica não jogasse melhor do que no ano passado, não ia ganhar nada, tal como este ano não ganhou nada. Ainda não está a jogar o triplo. Num ou noutro jogo tem-no feito, mas não sempre. A equipa está numa fase de crescimento. Acredito plenamente que, com o desenrolar de todas as competições, o Benfica vai ter cada vez mais conhecimento do que a equipa quer e um rendimento melhor", garantiu Jesus, explicando depois que a equipa terá de melhorar para as próximas fases da Liga Europa.

"Não tenho dúvida de que vamos ter que estar ao melhor nível para disputar as eliminatórias contra as grandes equipas que vêm da Liga dos Campeões. Vai deixar de ser uma Liga de Europa, vai ser uma segunda Champions. Vai ser uma competição muito difícil, porque as equipas fortes vão estar lá", atirou.

Liga Europa: Treinador do Standard Liège quer mostrar a evolução da equipa frente ao Benfica
Liga Europa: Treinador do Standard Liège quer mostrar a evolução da equipa frente ao Benfica
Ver artigo

Já o técnico do Standard Liège quer mostrar que a sua equipa evoluiu desde a derrota na Luz.

"A nossa intenção é deixar a Liga Europa da melhor maneira. No primeiro jogo, houve uma grande diferença e o nosso objetivo é mostrar que reduzimos essa diferença. Vamos encontrar em casa um adversário de prestígio, queremos estar à altura do nosso oponente e da competição", considerou o treinador Philippe Montanier, na véspera de defrontar o Benfica, em Liège.

O árbitro bielorrusso Aleksei Kulbakov foi o escolhido pela UEFA para dirigir este jogo entre Standard Liège e Benfica, da 6.ª jornada da Liga Europa. O Benfica é segundo no grupo D, com os mesmos 11 pontos dos escoceses do Rangers, mas tem desvantagem de golos no confronto direto.

Na Bélgica, em Liège, o jogo do Benfica está agendado para as 17h55 (horas de Lisboa), e poderá ser seguido no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.