O Benfica começa a sua caminhada na Europa esta quinta-feira, na visita à Polónia para defrontar o Lech Poznan em jogo da 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa a partir das 17h55.

As duas equipas chegam à Liga Europa com percursos radicalmente diferentes: enquanto o Benfica 'caiu' das eliminatórias da Liga dos Campeões, o Lech Poznan já leva quatro eliminatórias nas pernas, tendo eliminado FK Valmiera, Hammarby, Apollon e Charleroi para chegar a esta fase.

Encontros anteriores

Benfica e Lech nunca se defrontaram até ao dia de hoje em qualquer competição, sendo que a partida de hoje marca uma estreia para as duas equipas.

Olhando para uma perspetiva mais geral, contra equipas polacas o Benfica tem um histórico francamente positivo: em cinco partidas (quatro na Taça das Taças e um particular), as 'águias' não perderam nenhum jogo, tendo vencido por três ocasiões e empatado nas restantes duas.

Benfica à procura da primeira vitória em solo polaco
Benfica à procura da primeira vitória em solo polaco
Ver artigo

Já o histórico do Lech frente a equipas 'lusas' não é tão positivo: os polacos encontraram o SC Braga nos dezasseis-avos de final da Liga Europa de 2010/2011, vencendo a 1.ª mão por 1-0, mas saindo derrotado da Pedreira por 2-0 na 2ª mão. Em 2015/2016 o Lech marcou encontro com o Belenenses na fase de grupos da Liga Europa de 2015/2016, tendo empatado os dois encontros com a equipa do Restelo. Contas feitas: uma vitória, dois empates e uma derrota para o Lech Poznan frente a emblemas portugueses.

Guia de forma

O Benfica chega à Polónia na sua melhor forma: a equipa de Jorge Jesus segue invicta na Primeira Liga, com quatro vitórias em quatro jornadas, a última das quais frente ao Rio Ave por 3-0 no último domingo.O único resultado que 'borrou a pintura' foi precisamente o que atirou o Benfica para a Liga Europa: a derrota por 2-1 em Salónica frente ao PAOK na 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.

O Lech recebe as 'águias' depois de sofrer uma derrota que pôs um ponto final a uma série de cinco vitórias consecutivas e de oito jogos sem perder: na visita ao Jegiellonia, o emblema de Poznan foi derrotado por 2-1 e somou a sua segunda derrota da época. A primeira tinha sido na 1.ª jornada da Liga Polaca, ao sair derrotado da visita ao reduto do Zaglebie Lubin. Daí até ao passado dia 17 foram dois empates e seis vitórias entre liga doméstica e eliminatórias da Liga Europa.

O que dizem os treinadores

O treinador do Lech Poznan, Dariusz Zuraw, afirmou que o Benfica é “favorito” a vencer o Grupo D da Liga Europa de futebol, mas prometeu dificultar a tarefa do emblema português.

“Conheço bem o Benfica. É uma das melhores equipas que está nesta competição e da Europa. É uma equipa de Liga dos Campeões. Não temos medo. Estamos felizes por defrontar o Benfica e estou confiante que amanhã [quinta-feira] vamos fazer um bom jogo”, afirmou Dariusz Zuraw.

O treinador dos vice-campeões polacos falava aos jornalistas no Estádio Municipal de Poznan, na conferência de imprensa de antevisão do encontro da primeira jornada do Grupo D.

Treinador do Lech Poznan assume favoritismo do Benfica na Liga Europa mas promete dificuldades
Treinador do Lech Poznan assume favoritismo do Benfica na Liga Europa mas promete dificuldades
Ver artigo

“O jogo com o Benfica é um bom teste para nós. Queremos mostrar que sabemos praticar bom futebol e queremos iniciar a Liga Europa com um bom jogo. Sobretudo, será uma oportunidade para mostrar que tudo o que temos feito de bom na Europa não aconteceu por acaso”, referiu o técnico de 47 anos, que está a cumprir a sua terceira temporada na equipa.

Jorge Jesus, treinador do Benfica, não escondeu a ambição de levar a equipa à final da Liga Europa, na antevisão à partida frente aos polacos.

"O Benfica é sempre uma motivação extra para qualquer equipa. A história e o passado do Benfica, mais concretamente nesta competição, assim o dita. Queremos chegar ao fim desta Liga Europa, em Gdansk, mas uma coisa de cada vez. Primeiro é passar a fase de grupos e o jogo de amanhã visa isso. Queremos começar bem, com uma vitória", disse.

Jorge Jesus: "Queremos chegar ao fim da Liga Europa"
Jorge Jesus: "Queremos chegar ao fim da Liga Europa"
Ver artigo

O técnico afirmou que o Benfica vai tentar controlar o jogo, algo que faz parte da ideia de jogo da equipa, contra um conjunto que começou a analisar desde que saiu em sorte no sorteio da fase de grupos, deixando ainda elogios a Pedro Tiba, jogador português que milita no Lech.

"Conhecemos o Lech Poznan desde que saiu no sorteio, começámos a estudar. Destaca-se o Pedro Tiba, que eu conheço muito bem. Já em Portugal tinha um valor elevado, aqui é considerado um dos melhores jogadores da equipa. Vamos tentar que ele não tenha a influência que costuma ter e vamos jogar com um adversário que vai criar problemas. Que pode estar por cima do jogo em certas alturas, mas nós temos de estar preparados para isso", afirmou.

Arbitro

Nikola Dabanovic dirige o Lech Poznan-Benfica, naquela que será a estreia o árbitro montenegrino a arbitrar uma partida da equipa principal das 'águias', depois de já ter sido o árbitro de uma partida do Benfica na UEFA Youth League.

A partida tem início marcado para 17h55 e pode ser acompanhada AO MINUTO no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.