O SC Braga visita esta quinta-feira o reduto da Roma, em busca de dar a volta à eliminatória para seguir para os oitavos de final da Liga Europa, depois da derrota em casa por 2-0.

Mas a tarefa não se avizinha fácil contra uma AS Roma que não perde há três jogos e que só soma uma derrota na competição.

Guia de forma

O SC Braga viaja até Itália, depois de ter visto os romanos terem colocado fim a uma série positiva da equipa de Carlos Carvalhal. Antes da derrota em casa, na última quinta-feira, os bracarenses somavam seis jogos consecutivos sem perder, com quatro vitórias e dois empates, os dois frente ao FC Porto.

SC Braga vence Tondela e sobe provisoriamente ao segundo lugar
SC Braga vence Tondela e sobe provisoriamente ao segundo lugar
Ver artigo

Apesar disso, os gverreiros deram a melhor resposta possível a uma derrota no jogo seguinte: uma vitória, em casa, frente ao Tondela, por 4-2, a contar para a I Liga, com três dos quatro golos da vitória a serem marcados no decorrer da primeira parte.

Olhando só para a Liga Europa, o SC Braga segue com quatro vitórias em sete jogos realizados, somando um empate (Leicester) e duas derrotas (Leicester e Roma).

Já a Roma venceu os bracarenses numa altura em que vinha a recuperar de uma derrota por 2-0 frente à Juventus, de Cristiano Ronaldo, na Serie A. A vitória na 'Pedreira' foi a segunda consecutiva desde então, sendo que a equipa de Paulo Fonseca voltou a tropeçar no último fim de semana.

Roma, de Paulo Fonseca, empata e fica com terceiro lugar ameaçado
Roma, de Paulo Fonseca, empata e fica com terceiro lugar ameaçado
Ver artigo

Na visita ao Benevento, 12.º classificado da Serie A, os romanos empataram a zeros, caindo para o quatro lugar (44 pontos), ao permitir a ultrapassagem da Juventus (45 pontos). Além disso, o nulo permitiu ainda a aproximação da Atalanta e da Lazio (43 pontos) ao quatro lugar, última vaga para a Champions.

Na Liga Europa, a equipa de Paulo Fonseca soma cinco vitórias, registando apenas uma derrota (3-1) e um empate 0-0), os dois frente ao CSKA Sofia na fase de grupos da competição.

Histórico

Liga Europa: Roma de Paulo Fonseca vence e complica contas do Sporting de Braga
Liga Europa: Roma de Paulo Fonseca vence e complica contas do Sporting de Braga
Ver artigo

O histórico de embates entre gverreiros e romanos é curto, tão curto que só se começou a escrever na semana passada: no primeiro jogo entre as duas equipas, a AS Roma levou a melhor na 'Pedreira'.

Golos de Dzeko, na primeira parte, e de Borja Mayoral, na segunda, deram a vitória aos italianos no primeiro duelo frente aos bracarenses.

Um histórico curto, mas que o SC Braga vai procurar virar já a seu favor na visita ao Olímpico de Roma, num jogo onde precisa de vencer por três golos ou mais para garantir os 'oitavos' de final.

O que dizem os treinadores

Paulo Fonseca, treinador da Roma: "Vimos uma equipa muito forte do Braga e temos que ter a atitude certa amanhã [quinta-feira]. Conheço bem a mentalidade daqueles jogadores e do clube e sei que vão querer dar a volta ao resultado, por isso, a eliminatória não está fechada, temos que ter ambição de vencer a partida e não apenas geri-la"

Carlos Carvalhal. treinador do SC Braga: "Sabíamos que seria uma eliminatória extremamente difícil, que a Roma tem uma grande equipa, com um grande treinador, com grandes jogadores, quando há seleções ficam com seis/sete jogadores, o resto são todos internacionais. A Roma foi a equipa mais perigosa nos 90 minutos [em Braga], mas não estávamos a contar é que houvesse outros fatores que pudessem desequilibrar o jogo. Tivemos um penálti que ainda hoje não percebo como não foi assinalado, se não pelo árbitro, pelo VAR, e isso podia ter mudado o jogo. O jogo da primeira mão ficou nitidamente alterado com a expulsão, quem sabe amanhã [quinta-feira], a Roma não fica a jogar com 10, e não é perdoado um penálti [ao Braga] ou nós temos um penálti a nosso favor, em 90 minutos muita coisa pode acontecer".

Arbitragem

O Roma-SC Braga conta com a arbitragem do sueco Andreas Ekberg. O árbitro será auxiliado pelos compatriotas Mehmet Culum e Stefan Hallberg.

O quarto árbitro será escocês, John Beaton e, no vídeoárbitro estarão Stuart Attwell e Paul Tierney, ambos ingleses.

A partida tem início marcado para as 20 horas e pode ser acompanhada, como sempre, no SAPO Desporto.