O SC Braga recebe esta quinta-feira o Zorya, no jogo que encerra o capítulo da fase de grupos dos bracarenses na Liga Europa. A equipa de Carlos Carvalhal recebe a equipa ucraniana já com a presença nos dezasseis-avos de final garantida e com a possibilidade de terminar no primeiro lugar do grupo G.

Em luta com o Leicester City, também já apurado, pelo primeiro lugar do grupo, os gverreiros têm de realizar um resultado melhor na receção ao Zorya, do que o dos 'Foxes' frente ao AEK, uma vez que apesar de terem os mesmos 10 pontos, os ingleses levam vantagem no confronto direto por terem batido os bracarenses numa das duas partidas entre os dois emblemas na fase de grupos.

Guia de Forma

O SC Braga regressa à Pedreira depois de ter descido a sul para defrontar o Belenenses SAD, no Jamor, uma partida que terminou com a derrota dos comandados de Carlos Carvalhal por 2-1, naquela que foi a terceira derrota dos gverreiros na Primeira Liga 2020/2021.

A visita ao Estádio Nacional pôs fim a uma série de cinco jogos sem perder do SC Braga para todas as competições e marcou o regresso da equipa às derrotas na I Liga, depois da última ter sido registada no final de setembro, frente ao Santa Clara.

Sporting de Braga perde com Belenenses SAD e cai para o quarto lugar
Sporting de Braga perde com Belenenses SAD e cai para o quarto lugar
Ver artigo

Já o Zorya chega a Braga em plena série vitoriosa. Os ucranianos não perdem há cinco jogos consecutivos, tendo vencido os últimos quatro, nos quais se inclui uma vitória frente ao Leicester, na semana passada, a primeira dos 'foxes' na competição.

Contudo, a vitória frente aos ingleses não foi suficiente para evitar a eliminação do Zorya, que entra para a última jornada já sem qualquer hipótese de seguir em frente na Liga Europa.

Histórico de Confrontos

O encontro desta quinta-feira será o quarto entre as duas equipas.  O dois primeiros registaram-se em agosto de 2018, na 3.º pré-eliminatória da Liga Europa. Na altura as equipas anularam-se uma à outra, com um empate por 1-1 na Ucrânia e um empate a duas bolas em Braga, com o Zorya seguir em frente graças aos dois golos marcados na Pedreira.

Mais recentemente, no passado mês de outubro, os dois conjuntos voltaram-se na Ucrânia mas desta vez o marcador não chegou empatado ao final dos 90 minutos.

SC Braga quebra 'malapata' na Ucrânia e soma e segue na Liga Europa
SC Braga quebra 'malapata' na Ucrânia e soma e segue na Liga Europa
Ver artigo

O golo de Paulinho aos quatro minutos e do golaço de Nico Gaitán aos onze foram suficientes para dar a vitória à equipa bracarense, que ainda viu os ucranianos reduzirem por Dmytro Ivanisenya aos 90+6 minutos de jogo.

O que dizem os treinadores

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga: "Sinto-me orgulhoso e satisfeito com o grupo, pelo trabalho realizado até ao momento, num contexto difícil. (...) Disse na altura do sorteio que era um grupo equilibrado e seria discutido até ao último segundo. Enganei-me porque o Sporting de Braga fez um trajeto espetacular. Este era um grupo nada fácil e conseguir chegar ao último jogo já com a qualificação garantida faz de mim um treinador muito orgulhoso e muito feliz com os meus jogadores. (...) [Zorya] É uma equipa que consegue ganhar ao Leicester e vence 3-0 ao AEK. Tem vencido confortavelmente na maior parte dos jogos do seu campeonato e isso demonstra a dificuldade que esperamos"

Árbitro

Daniel Stefanski será o árbitro da partida entre SC Braga e Zorya Luhansk. O polaco será auxiliado pelos compatriotas Dawid Igor Golis e Krzysztof Myrmus. Damian Sylwestrzak será o quarto árbitro.

A partida tem início às 20h00 e pode acompanha-la ao minuto aqui, no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto