A possibilidade de Portugal poder apurar três equipas para as meias-finais da Liga Europa de futebol é um feito que foi hoje salientado por antigas glórias do futebol nacional.

Valdo, antigo internacional brasileiro e jogador do Benfica, classificou mesmo os resultados obtidos na quinta-feira por FC Porto, Benfica e Sporting de Braga como históricos, em declarações prestadas em Lisboa, durante a apresentação da MediaCup, um torneio de futebol para jornalistas.

«Foi uma noite memorável para o futebol português. O grande feito foi o Sporting de Braga, que, ao arrancar o empate em Kiev, tem condições para resolver a eliminatória em casa», disse o antigo médio.

Para esta antiga estrela benfiquista, «Benfica e FC Porto têm tudo para lá chegar e tudo aponta para uma final portuguesa».

Paulo Madeira, antigo internacional português e defesa central do Benfica, mostrou-se muito contente com os resultados de quinta-feira.

«Estou contente, porque há muito tempo não acontecia um feito destes, com três equipas perto de chegar a uma final europeia, que é sempre bom para o país, principalmente num momento económico mau que o país atravessa», sublinhou.

Paulo Madeira destacou ainda, como adepto “encarnado”, o facto de o Benfica estar muito perto de marcar presença nas meias-finais, depois de ter goleado os holandeses do PSV Eindhoven por 4-1.

Também o FC Porto, que recebeu e goleou os russos do Spartak Moscovo por 5-1 e o Sporting de Braga, que empatou em casa dos ucranianos do Dínamo Kiev 1-1, obtiveram resultados positivos para as equipas portuguesas.

Igualmente presente esteve o antigo árbitro internacional António Marçal, que também exultou o feito de quinta-feira. «Quem gosta de futebol tem que estar satisfeito com os resultados da Liga Europa, que são a prova de que o futebol português, estando unido, pode fazer brilharetes muito bonitos», disse António Marçal.

Outrora uma grande promessa do futebol português, o antigo internacional Dani, que despontou no Sporting, classificou o desempenho «muito positivo».

«Benfica e FC Porto estão praticamente garantidos e o Braga ficou em boa situação, mas tem o trabalho mais difícil, uma vez que o Dínamo de Kiev é muito experiente», frisou.

Outro antigo jogador que passou pelo Benfica, Pedro Henriques, realçou o aparecimento, «finalmente», das equipas portuguesas nas fases decisivas das provas europeias. «Acho que finalmente acordámos e aparecemos com três equipas competentes na fase decisiva. O Braga surpreendeu mais do que os outros dois, mas todos tiveram uma prestação muito boa. O FC Porto e o Benfica estão praticamente nas meias, mas acredito que o Braga também tenha condições de passar», sublinhou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.