De acordo com a lista de prémio financeiros da UEFA, a que a Agência Lusa teve acesso, o clube de Luz, que alcançou os quartos de final da prova, arrecadou 2,881 milhões de euros, enquanto que o clube de Alvalade, eliminado nos “oitavos, somou 2,261 milhões.

Pela participação na Liga Europa, os dois emblemas portugueses receberam, inicialmente, 900 mil euros e juntaram mais 600 mil (Benfica) e 480 mil (Sporting), após os resultados obtidos na fase de grupos.

Os “encarnados”, que foram eliminados pelo Liverpool nos “quartos”, receberam mais 810 mil euros por terem alcançado essa fase da competição, enquanto os “leões”, afastados pelo Atlético Madrid, que viria a conquistar a Liga Europa, embolsaram 450 mil.

No ‘campeonato’ do Market-Pool (direitos televisivos e publicitários), o Benfica ‘venceu’ igualmente o Sporting, ao arrecadar 571,382 mil euros, enquanto o rival de Alvalade somou 431,871.

O Fulham, finalista vencido, foi o único clube que alcançou que a dezena de milhões de euros de prémios na Liga Europa (10,010,114), e aparece bem à frente do Hamburgo, semi-finalista e segunda equipa que mais dinheiro recebeu na competição, com 7,472,921 milhões.

O Atlético Madrid, que bateu os ingleses na final, somou apenas 6,358,740 milhões de euros, já que apenas começou a disputar a competição a partir dos 32avos de final, após ter sido ‘relegado’ da Liga dos Campeões.

No total, a UEFA ‘gastou’ em prémios financeiros na Liga Europa 134,960 milhões de euros, um montante bem abaixo dos 764,400 milhões que o organismo distribuiu na “Champions”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.