A Académica precisava de uma vitória para manter acesa a esperança de se apurar para os 16 avos de final da Liga Europa, mas o melhor que conseguiu na receção ao Viktória Plzen foi um empate, resultado que os coloca fora da Liga Europa.

Depois de um triunfo importante sobre os detentores do troféu, o Atlético de Madrid, os estudantes não foram capazes de bater a equipa checa, que estava muito mais ao alcança da equipa de Coimbra.

Os estudantes tiveram uma boa ocasião logo a abrir (oito minutos), com Kozacik a opor-se bem ao remate de Cleyton. E este seria o lance mais perigoso da primeira parte, com as duas equipas a mostrarem-se muito cautelosas.

Na segunda parte, o golo do Plzen aconteceu cedo. Aos 57', João Dias fez falta sobre Stipek e o árbitro não teve dúvidas em marcar grande penalidade. Horvath, que esteve ao serviço do Sporting em 2000/01, foi chamado a converter e fez o 1-0.

A Académica tentou dar a volta a um resultado que o colocava fora da Europa e só aos 88' renasceu a esperança. Grande penalidade a favor dos portugueses e Edinho a marcar. Com poucos minutos para se jogar, os estudantes não conseguiram mais um golo que lhes daria a possibilidade de chegar à última jornada a discutir a passagem às meias-finais.

O Maritimo, que esta noite também empatou, junta-se a Académica e Sporting na despedida das provas europeias.