O FC Porto entrou, esta quinta-feira, para a história do futebol português com o 10.º triunfo na mesma época nas Taças Europeias, com o 2-1 ao CSKA, que valeu o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa.

Os “dragões” partilhavam o recorde com Benfica e Sporting: as “águias” somaram nove êxitos a época passada com Jorge Jesus, enquanto os “leões” o conseguiram em 2004/05 com José Peseiro, quando perderam a final da Taça UEFA em casa frente precisamente ao CSKA de Moscovo.

Esta época, só por duas vezes o FC Porto falhou o triunfo na Liga Europa, com o 1-1 em casa frente ao Besiktas, ainda na fase de grupos, e a derrota, também caseira, 1-0 frente ao Sevilha, nos 16-avos-de-final.

A sequência de êxitos da equipa de André Villas-Boas principiou no “play-off” de acesso à Liga Europa frente aos belgas do Genk, registando triunfos 3-0 fora e 4-2 em casa.

Já na fase de grupos, 3-0 ao Rapid Viena no Dragão e vitórias fora 1-0 no CSKA Sofia e 3-1 com o Besiktas em Istambul.

Depois do empate caseiro com os turcos, novos triunfos 3-1 em Viena e na recepção aos búlgaros.

O oitavo êxito aconteceu já nos 16 avos-de-final em Sevilha (2-1), o nono em Moscovo 1-0 nos “quartos” e esta noite (2-1) o 10.º frente ao rival russo.

A este êxito junta-se o facto de o FC Porto ter ainda o invulgar pleno de vitórias fora de casa, com seis triunfos.

Esta época o Sporting de Braga, também apurado para os quartos-de-final, já soma oito triunfos, o seu melhor registo de sempre, conseguido por Domingos Paciência.