A derrota por 1-0 sofrida pelo FC Porto ante o Lyon na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa 21/22 deixa os dragões em maus lençóis e a precisarem de contrariar a história se quiserem seguir em frente na prova e deixar pelo caminho o conjunto francês.

É que esta foi a 11.ª vez que o FC Porto se viu derrotado em casa numa primeira mão de uma eliminatória europeia e nas dez anteriores apenas por uma uma vez conseguiram dar a volta aos acontecimentos e garantir o apuramento para a ronda seguinte.

Tal sucedeu em , com José Mourinho ao leme, frente ao Panathinaikos. Foi nos quartos-de-final da Taça UEFA de 2002/03, quando os dragões começaram por perder em casa com a formação grega por 1-0 (tal como sucedeu quarta-feira com o Lyon), vencendo depois na segunda mão, em Atenas, por 2-0 após prolongamento. A boa notícia é que os azuis e brancos acabaram, depois, por conquistar essa edição da prova.

Análise FC Porto 0-1 Lyon: Queixas há muitas, mas dragão mostrou sinais de cansaço
Análise FC Porto 0-1 Lyon: Queixas há muitas, mas dragão mostrou sinais de cansaço
Ver artigo

As perspetivas continuam a não ser as melhores se olharmos para o outro lado da barricada e para o registo do Lyon sempre que ganhou fora em partidas da primeira mão de eliminatórias europeias.

Tal sucedeu em 14 eliminatórias no passado e o clube gaulês apurou-se em 13. A exceção ocorreu ante o Inter de Milão, na temporada 1997/98, quando o Lyon foi ao Giuseppe Meazza vencer por 2-1, perdendo depois por 3-1 em casa, na segunda mão.