O treinador da Académica atribuiu hoje o favoritismo ao Viktoria Plzen no jogo de quinta-feira, da quinta jornada do Grupo B da Liga Europa de futebol, mas garantiu que vai jogar para ganhar pontos.

A "briosa" ocupa o terceiro lugar do grupo com quatro pontos, atrás do Atlético de Madrid e do Plzen, ambos com nove pontos, e à frente dos israelitas do Hapoel Telavive.

Para seguir em frente na competição, a equipa dos "estudantes" precisa de vencer os dois próximos jogos, frente a Plzen, em Coimbra, e ao Hapoel, em Israel.

«Vamos entrar em campo para disputar o jogo. É lógico que as estatísticas dizem que o Plzen é o favorito, e de longe, mas jogamos perante o nosso público, que merece o nosso respeito e representamos uma instituição que tem pergaminhos no futebol português», sublinhou Pedro Emanuel, na antevisão à partida.

Em relação às reais possibilidades da equipa, disse:

«Um ponto para nós representa a eliminação, mas vamos jogar o jogo pelo jogo e tentar até à última.»

Pedro Emanuel considerou que a "briosa" tem possibilidade de fazer um bom jogo contra uma das equipas que está em primeiro no grupo, juntamente com o Atlético de Madrid, e que luta para ser campeão da República Checa, onde lidera o campeonato.

Para o treinador dos "estudantes", a vitória sobre o Atlético de Madrid, na última jornada da Liga Europa, moralizou os jogadores, não só no aspeto emocional, mas também desportivo.

Sobre a possibilidade de a sua equipa continuar na prova, Pedro Emanuel assentou o discurso numa análise "realista", em que a "briosa" defronta clubes candidatos a campeões nos seus países, enquanto a Académica "luta para não descer de divisão".

«Temos de nos posicionar na nossa realidade e quando dizia que éramos os `outsiders´ do grupo não era para defender os jogadores ou nos libertarmos, era com base nesta realidade», sublinhou.