O Sporting encaminhou hoje o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa em futebol, ao ganhar em Berna ao Young Boys por 3-1, ao contrário do Benfica e, especialmente, do Sporting de Braga.

Apesar de jogarem fora na primeira mão do play-off de acesso aos ‘oitavos’, e num sintético, os ‘leões’ encaminharam o apuramento, enquanto o Benfica teve imensas dificuldades para bater no estádio da Luz o Toulouse, por 2-1, e o Sporting de Braga foi surpreendido no Minho pelo Qarabag, por impensáveis 4-2, precisando agora de um 'milagre' no Azerbeijão.

O resultado mais desnivelado aconteceu no estádio Giuseppe Meazza, onde o AC Milan se superiorizou ao Rennes, por 3-0, com o terceiro dos golos 'rossoneri' a ser apontado pelo internacional português Rafael Leão.

Em Berna, o Sporting jogou contra o líder destacado da Liga suíça e saiu-se muitíssimo bem, com uma vitória incontestável que o coloca praticamente nos 'oitavos'.

O 'inevitável' Gyökeres fez o segundo golo dos 'leões', de grande penalidade, aos 41 minutos, dez depois do Sporting se ter adiantado, com um autogolo de Amenda.

Ugrinic reduziu, aos 42, mas isso não deu para relançar o jogo na segunda parte, já que aos 48, Gonçalo Inácio confirmou a vitória da equipa visitante.

No Estádio da Luz, foi à força dos penáltis de Ángel Di María que o Benfica conseguiu a 'magra' vitória que leva para França, na próxima semana. O argentino 'faturou' aos 68 e 90+8, evitando assim um empate 'comprometedor'.

O golo do Toulouse, clube que segue em 14.º na Liga francesa, foi apontado pelo dinamarquês Mikkel Desler aos 75 minutos, em lance em que a defesa do Benfica ficou 'petrificada', permitindo o remate sem oposição do lateral do clube visitante.

Não ficam dúvidas de que o Benfica é bem mais forte do que o Toulouse, mas vai ter de melhorar em vários aspetos para evitar problemas em França.

A crise está claramente instalada em Braga, com os 'arsenalistas' a passarem pelo pior momento na época: vindos de uma goleada sofrida em Alvalade (5-0), agora cederam frente ao Qarabag, pelo que parece ser um inultrapassável 4-2.

O mais forte dos clubes azeris marcou hoje através de Jankovic (21, de penálti), Zoubir (54 e 69) e Juninho (65). Os bracarenses só conseguiram responder com os golos do regressado Banza (44) e de João Moutinho (90+1, de grande penalidade).

Nos jogos que não envolveram equipas lusas, o destaque é para a participação de Rafael Leão na vitória robusta do AC Milan sobre o Rennes, apontando o golo final (52 minutos), depois do 'bis' do inglês Loftus-Cheek (32 e 47).

O atual terceiro do campeonato italiano confirma-se, assim, como a equipa mais forte nesta ronda de play-off e uma das grandes candidatas ao triunfo final.

Os italianos conseguiram também o bom empate da Roma em Roterdão, com o jogo contra o Feyenoord a terminar com 1-1.

Nota globalmente negativa para o futebol francês, já que junta às derrotas de Toulouse e Rennes os empates de Marselha (2-2 em Hamburgo, com o Shakhtar Donetsk) e Lens (0-0 na receção ao Friburgo).

No outro jogo do dia, defrontaram-se em Istambul o líder do campeonato turco, o Galatasaray, e o primeiro da liga checa, o Sparta de Praga, com vitória dos anfitriões por 3-2.

O jogo, bastante duro, com uma expulsão para cada lado, só ficou resolvido no minuto 90+1, com o golo do internacional argentino Mauro Icardi.