O Sporting defronta esta quinta-feira em Alvalade o Young Boys, a partir das 20h00, em jogo da 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, e na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, Rúben Amorim, treinador dos leões, falou de vários assuntos da atualidade dos verdes e brancos, confirmando a ausência de Paulinho e admitindo que esta é uma fase muito importante da temporada.

O que espera do jogo com o Young Boys: "Espero vencer. Esse é o objetivo. O adversário é bastante organizado e a verdade é que temos de aproveitar aquilo que o adversário nos dá. Se olharmos para o jogo que fizeram no passado, se pressionaram o City, vão pressionar o Sporting. Querem marcar golos, tal como nós. Temos de marcar golos, marcar um ajuda o desenrolar do jogo. Penso que eles vão mudar algumas peças, o Elia poderá jogar de início, o Joel Monteiro se calhar também, isso muda a forma de atacar do adversário. Nós teremos de fazer alguma rotação. É um jogo muito perigoso. Não há vantagem dos golos fora. Está em aberto mas não como esconder que estamos em vantagem. Não há que esconder, o objetivo é passar na eliminatória. Já demos um passo importante na primeira mão."

Eficácia defensiva nos últimos jogos: "Os números dizem isso. Temos de olhar para as estatísticas, mas também para o jogo em si. Desde o início da época, mesmo sofrendo golos, os adversários não criavam assim tantas oportunidades. É redutor olhar para as estatísticas. O que vejo é que as equipas rematam menos, têm menos oportunidades, e isso já vem do início da época. Nas bolas paradas melhorámos defensivamente. Estamos sempre mais perto de vencer porque marcamos sempre algum golo. Estamos num bom momento da época, mas um jogo muda tudo. A nossa confiança pode ser abalada, como aconteceu com a Taça da Liga."

Paulinho ainda ausente: "Paulinho não está apto e não sei ao certo quando estará. Não está para esta eliminatória e não estará para o Rio Ave. O desenrolar da recuperação... não estamos nesse ponto. O Viktor está pronto. Ele jogava no Championship encontros sucessivos. Não temos muitas soluções para a frente, o que nos limita um bocadinho. Ele não gosta de sair, mas se tiver que sair vai sair."

Importância do mês de fevereiro: "Para a Liga Europa é sempre decisivo. O jogo de amanhã é decisivo. Podemos passar ou não passar. Em relação ao campeonato, é importante mas não decisivo. Mas não há como esconder, é um momento importante da época. Geralmente os campeões em Portugal não têm perdido muitos pontos. Também pelos jogos difíceis que há."

Sporting candidato a ganhar a Liga Europa? "A rotação pode criar algumas dificuldades. Eu sei que o plantel está todo preparado, mas é preciso ter muita sorte para ganhar a Liga Europa. Eu tenho muita sorte, mas..."