SL Benfica e Sp. Braga disputam esta quinta-feira, no Estádio da Luz, o primeiro “round” das meias-finais da Liga Europa, num jogo que poderá ser determinante no desenrolar de uma eliminatória totalmente portuguesa.

O Estádio da Luz acolhe esta quinta-feira a primeira parte de uma eliminatória inédita entre clubes portugueses. Benfica e Braga fizeram um percurso europeu semelhante e encontram-se a 180 minutos de uma final europeia, onde poderão ainda encontrar o FC Porto, caso os dragões eliminem os espanhóis do Villarreal na outra meia-final.

Ambos os clubes vieram da Liga dos Campeões mas com percursos ligeiramente diferentes.

Enquanto o SL Benfica teve uma prestação na fase de grupos muito abaixo das expectativas criadas na pré-época, o Sp. Braga surpreendeu desde o início da competição ao eliminar o Sevilha logo na pré-eliminatória. A equipa de Domingos Paciência conseguiu ainda ser o melhor terceiro lugar da fase de grupos, com mais pontos que outros segundos classificados apurados noutros grupos. Na Liga Europa, o SL Benfica eliminou equipas com o Estugarda, PSG e PSV. O Braga derrotou adversários como Liverpool e Dínamo Kiev.

Campeão e Vice-Campeão

Na época passada, Benfica e Braga disputaram o campeonato português até à última jornada, que acabou por ser favorável à equipa da Luz. Esta temporada o FC Porto entrou muito forte no campeonato e não permitindo a disputa pelo título ao SL Benfica e Sporting Braga.

Arredados do campeonato e da Taça de Portugal, onde curiosamente o SL Benfica eliminou o Sporting Braga, ambos os clubes vêm na Liga Europa uma oportunidade para “salvar” a época com um troféu de prestígio.

Antevisão dos treinadores

Para Jorge Jesus, o Sporting Braga é um adversário indesejável, pois é uma equipa muito forte no contra-ataque e que é «talhada para jogar eliminatórias».

«O Sporting de Braga não era a equipa que eu mais desejava das três que nos podiam calhar nesta meia-final por ser um adversário perigoso, talhado para jogar uma eliminatória», disse o técnico encarnado na conferência de imprensa. (VÍDEO)

O treinador do Sporting Braga admite que este pode ser «o jogo de uma vida» de um treinador e de um jogador, visto que «é rara a oportunidade numa carreira de se jogar uma eliminatória que dá acesso a uma final europeia».

Domingos Paciência acredita que o Braga pode ir a Dublin e no lançamento do jogo revelou o “grito de guerra” dos minhotos.
«Somos de Braga. Somos do Minho. Somos apelidados de Guerreiros e queremos ir a Dublin». (VÍDEO)

Confronto directo

No plano estatístico, o SL Benfica tem clara vantagem sobre o Sporting Braga nos confrontos em Lisboa. Na Liga Portuguesa houve 110 confrontos, com as águias a vencerem 72. Na Taça de Portugal houve dez jogos, de novo com o Benfica na frente com seis triunfos.

A última vez que o Sporting Braga venceu o SL Benfica no Estádio da Luz foi em 1954 quando os bracarenses arrancaram um triunfo por 1-0, resultado que esta noite serviria na perfeição os interesses da equipa de Domingos Paciência.

Golos fora valem a dobrar

O SL Benfica não perde nas competições europeias há seis jogos consecutivos, mas tem sofrido muitos golos. Esta noite, um golo da equipa minhota poderá condicionar o rumo da eliminatória e Maxi Pereira reconhece que a equipa encarnada está preparada.

«Só pensamos em fazer o nosso jogo e não sofrer golos porque sabemos que é importante para o nosso adversário. Vamos tentar construir uma vantagem tentando não sofrer golos.» (VÍDEO)

O último confronto entre SL Benfica e Sporting Braga ocorreu em Março com os minhotos a garantirem um triunfo de 2-1, resultado que praticamente ditou o afastamento do SL Benfica da luta pelo título com o FC Porto.

Benfica e Sporting Braga defrontam-se no Estádio da Luz às 20h05. Acompanhe AQUI o jogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.