A UEFA confirmou hoje à Lusa a instauração de um procedimento disciplinar ao futebolista do Sporting Ricky van Wolfswinkel por conduta imprópria no jogo frente aos belgas do Genk, da quarta jornada do Grupo G da Liga Europa.

«A UEFA abriu um procedimento disciplinar contra o jogador do Sporting Clube de Portugal Ricky van Wolfswinkel por conduta imprópria no jogo da fase de grupos da Liga Europa contra o KRC Genk, em 08 de novembro de 2012, em Lisboa», disse o organismo que tutela o futebol europeu à agência Lusa.

A UEFA acrescenta ainda que «o caso vai ser analisado em 19 de novembro de 2012».
No dia seguinte ao empate a um golo com a formação belga, o avançado holandês, autor do golo do Sporting, disse que nunca reagiria contra os adeptos, que considera os melhores, na sua página oficial na rede social na Internet Twitter.

«Eu nunca reagiria assim. Especialmente contra os nossos adeptos. Eles são os melhores, nos tempos bons e nos maus. Força Sporting», escreveu o avançado holandês, corroborando de um esclarecimento divulgado pelo clube no seu sítio oficial na Internet.

Wolfswinkel justificou as imagens captadas após a obtenção do golo frente aos belgas do Genk, nas quais surge com o dedo médio da mão direita erguido, com a sua forma habitual de celebrar.

«Quando eu marco golos, eu beijo a minha mão e ergo-a, como sinal do meu amor para com os meus familiares. O momento da fotografia foi um mau momento, e foi tudo», explicou, salientando que esta é a sua «reação» à imagem que provocou «alguns pensamentos estranhos».

No seu esclarecimento, o Sporting diz que «os sócios, adeptos, clube e SAD são conhecedores do comportamento exemplar, respeitador e sempre disponível do jogador em causa, razão pela qual constituí um dos jogadores mais acarinhados pelos sportinguistas».

No último domingo, após a vitória na receção ao Sporting de Braga por 1-0, selada com um golo de Wolfswinkel, o holandês reiterou a inocência do gesto.

«No festejo do golo frente ao Genk, fiz o que costumo fazer quando marco, levantei o braço. Se o dedo médio ficou apontado para o ar, foi um gesto natural. Não tive qualquer intenção de ofender ninguém. Nunca faria isso, muito menos aos adeptos do Sporting, que me têm apoiado nos bons e nos maus momentos», referiu o holandês, após o encontro com os bracarenses.

O Sporting visita os suíços do Basileia na próxima quinta-feira, três dias depois de a UEFA analisar o caso de Wolfswinkel.

No Grupo G, os “leões” ocupam o quarto lugar, com dois pontos, atrás de Basileia, com cinco, dos húngaros do Videoton, que somam seis, e do líder Genk, que conta oito.