Éder foi hoje decisivo no triunfo do Lille em Saint-Étienne, na última jornada da Liga francesa de futebol, ao marcar o único golo, que garantiu à sua equipa o quinto lugar e a ida à Liga Europa.

O internacional português marcou de penálti, aos 41 minutos, um golo precioso, que valeu ao Lille a subida ao lugar de acesso à Liga Europa, por troca com o seu adversário de hoje, o Saint-Étienne, ao qual bastava um empate para não ser relegado para a sexta posição.

Outra equipa com ‘passaporte’ europeu é o Mónaco, treinado pelo português Leonardo Jardim, que recebeu e venceu o Montpellier por 2-0 e garantiu o terceiro lugar, com 65 pontos, os mesmos do segundo, o Lyon, que foi surpreendentemente goleado pelo Reims por 4-1, com o internacional luso Anthony Lopes na baliza, a despeito de já ter garantido o segundo lugar na jornada anterior.

De salientar que o primeiro golo do Mónaco foi marcado pelo internacional português Ivan Cavaleiro, aos três minutos, e que Ricardo Carvalho e João Moutinho também foram titulares nos monegascos. Outro português da formação do Benfica, Hélder Costa, iniciou o jogo no ‘banco’, mas foi lançado em campo aos 78 minutos, a render Ivan Cavaleiro.

Bernardo Silva viu o jogo da bancada, depois de se ter lesionado na coxa direita no treino de sexta-feira, lesão essa que coloca em risco a sua participação na fase final do Euro2016.

O Paris Saint-Germain, que já tinha revalidado o título, despediu-se de um campeonato que dominou completamente com uma goleada ao Nantes, por 4-0, em casa, com dois tentos de Ibrahimovic, que fechou a prova com 38.

O Lorient, onde alinha o lateral esquerdo Raphael Guerreiro, recebeu e venceu o Gazelec Ajaccio por 1-0, com o internacional português a ser utilizado no meio-campo, numa posição mais interior, num sistema de 4x4x2.

De destacar a vitória forasteira do Nice frente ao Guingamp, por 3-2, que lhe assegurou o quarto lugar, que dá acesso à fase de grupos da Liga Europa, com 63 pontos.

Nos outros jogos da jornada 38, o Rennes foi surpreendido em casa pelo Bastia por 2-1, o Troyes cedeu um empate a um golo na receção ao Marselha, o Caen fez valer o fator casa e venceu por 1-0 o Bordéus, enquanto o Toulouse foi ao terreno do Angers vencer por 3-2.