A emoção por saber quem será campeão nas principais ligas europeias está a ficar mais curta, isto faltando praticamente dois meses para o final da época. Manchester City, PSG, Bayern de Munique e Barcelona estão perto de levantar o trofeu de campeão nos respetivos países.

Em campeonatos como Itália e Portugal continua a incerteza, sendo que na Serie A são dois os clubes que competem pelo título de campeão, enquanto na Liga NOS há três candidatos.

Olhemos então para o campeonato francês

As contas para o título

Depois de ter perdido o título para o Mónaco na época passada, o PSG prepara-se para erguer o tróféu de campeão francês, é uma questão de semanas, ou melhor, poderá ser daqui a duas jornadas quando receberem os monegascos a 17 de abril. Antes, a equipa de Neymar e companhia terá de bater o St.-Étienne para conquistar o sétimo ‘Le Championnat’.

O que ainda está por decidir

O Mónaco, segundo classificado com menos 17 pontos, tem a entrada direta na Liga dos Campeões assegurada. Já o terceiro posto, que dá acesso ao play-off da Champions, fica em aberto para o Lyon e Marselha. A equipa de Rolando é terceira com 59 pontos, enquanto o Lyon, de Rony Lopes, é quarta com 57.

Além do quarto lugar, é provável que o quinto e sexto classificado consigam marcar presença na Liga Europa, isto porque o PSG e o Mónaco vão jogar a final da Taça da Liga. O sexto lugar garante uma vaga se os de Paris vencem a prova. Neste momento, a tabela está ordenada da seguinte forma: Rennes (quinto, 45), Nantes (sexto, 44), Montpellier (42), Nice (42) e, mais longe, o St.Étienne (39).

O fundo da tabela está apertado para o Metz (21 pontos), que precisa de um milagre para conseguir a manutenção. Se o campeonato francês terminasse hoje, o Lille (28) também desceria de divisão. Seguem-se Troyes (29), Toulouse (30), Amiens (31), Estrasburgo (32). Un pouco mais acima estão Guingamp (35), Caen (35) e Angers (35).

Os sete primeiros classificados da Liga francesa
Os sete primeiros classificados da Liga francesa