Neymar é um fenómeno de marketing do qual o Paris Saint-Germain beneficia, por isso, o emblema da capital francesa espera renovar o contrato do brasileiro, que expira em 2022.

"Contratar um jogador desse calibre não é uma despesa, é o melhor investimento do mundo", disse Jordi Farré, um dos candidatos à presidência do Barcelona, ex-clube de 'Ney' (de 2013 a 2017), em declarações à AFP.

Recorde-se que o Barcelona poderia legitimamente guardar um certo ressentimento em relação ao jogador após sua estrondosa saída para o PSG.

Contudo, perante a expetativa do seu regresso à Catalunha, o candidato está preparado para virar a página deste capítulo.

"O regresso de Neymar seria um pouco caro, mas ele faz com que se vendam camisolas, direitos, publicidade, patrocinadores... ", acrescenta o candidato.

O brasileiro de 28 anos não é apenas um dos jogadores mais talentosos do panorama desportivo, mas também um potencial Bola de Ouro (foi 3º na premiação em 2015 e 2017). É uma máquina económica que dribla a crise assim como faz com os seus adversários.

O contrato anunciado em setembro com a Puma, que lhe rende entre 25 e 30 milhões de euros segundo a imprensa, é o mais lucrativo já assinado entre um jogador de futebol e uma marca desportiva.

"Neymar mudou tudo"

Os 143 milhões de seguidores no Instagram, quatro vezes mais do que o próprio PSG, fazem dele a décima personalidade mais seguida na popular rede social. No Brasil, ele é o atleta que mais gerou impacto no Twitter em 2020.

Neymar, com um faturamento estimado em 80 milhões de euros este ano pela revista Forbes, faz publicidade às marcas de moda italiana Replay e Diesel, da companhia aérea Qatar Airways, do grupo austríaco Red Bull e da operadora francesa de telecomunicações SFR.

"Neymar brilha e em muitos lugares, mais do que o PSG!". A sua marca pessoal é muito forte. Interessa a muita gente e não apenas aos adeptos do futebol", explica Jérôme Neveu, presidente-fundador da agência francesa Advent, especialista em marketing desportivo.

Com a negociações em curso para a prorrogação do contrato, estes dados económicos são essenciais para um clube como o PSG, que já viu passar craques como David Beckham e Zlatan Ibrahimovic pelo clube

Neste momento, o investimento recorde feito para tirar Neymar do Barcelona (222 milhões de euros) traduz-se num volume de negócios de 30% entre 2017 e 2019, de acordo com a empresa de auditoria Deloitte, antes da crise provocada pela pandemia de covid-19. Também coincide com a entrada do PSG no top 5 mundial, impulsionada pelos contratos assinados com Nike e Accor.

Na China, onde o PSG tenta vender sua imagem de 'estilo de vida', "Neymar mudou tudo", explica Robert Li, membro do fã-clube chinês do clube parisiense. "Antes da sua chegada, o PSG era conhecido apenas por especialistas. Hoje, vemos mulheres com a camisa do Brasil, adolescentes... é dia e noite!".

"Ele é jovem, um menino bonito, com glamour, um pouco como Paris. Até as pessoas com a camisola do Barça vêm para o fã-clube de Neymar", continua.

A imagem do astro brasileiro foi reforçada, e isso apesar de certos escândalos, como as acusações de violação que teve de enfrentar em 2019 ou os problemas com o fisco da Espanha, sem contar as quedas exageradas durante o Mundial de 2018, que provocaram piadas entre os amantes de futebol.

Faltam Bola de Ouro e Champions

Neymar está longe de reunir consenso, mesmo na capital francesa, onde alguns adeptos o criticam pelas inúmeras lesões, mas o PSG está ligado ao camisola 10 na procura de novos mercados.

Neymar procura a sua primeira Bola de Ouro, o PSG a primeira Liga dos Campeões e se a união deles estava destinada a durar, que efeito a esperada chegada do técnico argentino Mauricio Pochettino teria sobre essa relação?

"É importante ter um craque na equipa, mas existe a possibilidade de mudança", aponta Jean-Pascal Gayant, professor de economia da Universidade de Le Mans. "Para mim, Neymar é substituível", conclui ele.