A seleção de futebol de Cabo Verde continua na luta pelo apuramento para o Mundial2022. Os Tubarões Azuis deram a volta em casa diante da República Centro Africana e vão discutir com a Nigéria um dos lugares no play-off do apuramento africano.

Em mais um jogo no Estádio Adérito Sena, na ilha de São Vicente, os ‘tubarões azuis’, nome pelo que é conhecida a seleção cabo-verdiana, precisavam ganhar para manter vivo o sonho de um inédito apuramento para um mundial de futebol.

Mas a seleção da República Centro Africana foi a primeira a marcar, no primeiro ataque. Aos 11 minutos, uma bola colocada nas costas de Stopira chegou até um contrário que centrou tenso para o remate certeiro de Ngoma.

Empurrados pelos adeptos nas bancadas do Adérito Sena, com batucada durante todo o jogo, os Tubarões Azuis criaram várias situações de golo mas pecaram muito na finalização.

O empate chegaria aos 51 minutos, num remate de bicicleta de Júlio Tavares, a aproveitar uma má abordagem de um central contrário.

O golo que selou a reviravolta para os comandados de Bubista foi apontado aos 75 minutos por Stopira, antigo jogador do Santa Clara e Feirense, a responder da melhor forma a um canto apontado por Kenny Rocha. Na sequência do canto, o lateral esquerdo saltou sozinho e atirou a contar. Um defensor ainda cortou a bola mas fê-lo já para lá da linha de golo.

Cabo Verde soma 10 pontos no Grupo C do apuramento Africano, contra 12 da Nigéria, que venceu a Libéria por 2-0.  Na próxima jornada, na terça-feira, Cabo Verde vai jogar na Nigéria e só a vitória interessa para conseguir o primeiro lugar do grupo e o apuramento para o ‘play-off’ de acesso ao mundial.

Já a República Centro Africana, com quatro pontos, e a Libéria, com três, jogam na última jornada apenas para cumprir calendário, visto que já não tem chances de chegar ao apuramento.

Os primeiros classificados dos 10 grupos da zona africana vão disputar um ‘play-off’ e os cinco vencedores vão representar a África no mundial de futebol em 2022, no Qatar.

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.