Fernando Santos deu um entrevista à TVI na quarta-feira, onde tentou justificar o mau momento da seleção de Portugal e o falhanço no apuramento direto para o Mundial2022 de futebol. Na entrevista, o técnico falou dos jogos maus de Portugal sob o seu comando, relevou que a Seleção tem problemas em enfrentar equipas que jogam com uma linha de três defesas e voltou a negar que tenha sido criticado por Cristiano Ronaldo no final da derrota com a Sérvia na Luz no jogo que atirou Portugal para o play-off de apuramento ao Mundial2022.

O essencial da entrevista de Fernando Santos

"Eu e Fernando Gomes [n.d.r. presidente da Federação] entendemos que eu sou o homem certo para continuar ao serviço da Seleção Nacional. Se eu tenho esta convicção e acredito nisso, se o presidente também pensa assim, é o fator maior de decisão."

"Não ponderei a saída. Em 2014, assumi com Fernando Gomes o compromisso de que no dia em que não alcançasse os objetivos, sairia. Sempre definimos objetivos e, até agora, todos foram cumpridos."

"Se Portugal não passar os play-off, saio sozinho. Aí nem precisamos de falar, não há conversa. Mas não vai acontecer."

"Houve jogos razoáveis, dois deles a caminhar para o mau, nomeadamente contra a Irlanda. E depois dois muito maus: contra a Alemanha, o pior de todos, e este com a Sérvia."

"Temos tido sempre dificuldades contra equipas com três defesas. Bélgica ou Suíça, por exemplo. Tem a ver com a forma como enquadramos os jogadores. Não ficamos confortáveis contra 3 defesas."

"Discussão com Ronaldo na Luz? Ele estava a dizer a um jogador da Sérvia: 'não estarias a rir-te e satisfeito se o golo que foi anulado [na Sérvia] tivesse sido validado'. A única coisa que lhe disse foi para ter calma."

Portugal perdeu no domingo, na receção à Sérvia, no último jogo do Grupo A de qualificação para o Mundial2022, falhando o apuramento direto para a fase final da competição que se disputará entre novembro e dezembro do próximo ano, no Qatar. Por ter terminado no segundo posto do grupo, atrás dos sérvios, a equipa das ‘quinas’ irá disputar os ‘play-offs’, que serão realizados em 24 e 29 de março de 2022.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.