Portugal protagonizou hoje a grande surpresa da fase de grupos do Mundial de sub-20 de futebol da Polónia, ao falhar uma das vagas que ainda estavam em jogo na competição, em que se apresentava como um dos favoritos.

Por um lado, os lusos, campeões europeus de sub-19, não fizeram 'a sua obrigação' e empataram 1-1 com a África do Sul, última do grupo F. Por outro, a Coreia do Sul surpreendeu todos e ganhou 2-1 à já apurada Argentina, e da conjugação de resultados Portugal 'deslizou' para um dos dois piores terceiros posicionados na fase de grupos.

Do grupo E também não vieram boas notícias, já que o Panamá ganhou por 2-1 à Arábia Saudita, apurando-se também para a fase seguinte - bastaria um empate ou a vitória saudita, para apurar os portugueses.

No grupo F, Argentina e Coreia do Sul chegaram aos dois pontos e passam por esta ordem. Portugal fica-se pelos quatro e a África do Sul marca o seu primeiro ponto.

Voltando a jogar menos bem do que se esperaria e com poucas soluções de ataque, Portugal só se pode queixar do seu jogo, em que até houve lugar para uma grande penalidade falhada por Jota, aos 60 minutos.

Tudo começara a contento, com o golo de Rafael Leão, aos 19, mas depois à incapacidade de aumentar a diferença seguiu-se o preocupante empate, por Monyane, aos 53, após mão na área de Diogo Leite.

Mesmo assim, podia ter chegado, se a Coreia do Sul caísse ante a Argentina - mas não, os asiáticos fizeram pela vida e chegaram ao 2-0, com golos de Oh Se-Hun (42) e Cho Young-Wook (57). Ferreira reduziu aos 88, o que já não alterava nem a distribuição dos pontos nem a classificação do grupo.

No grupo E, a França confirmou o favoritismo e ganhou por 3-2 ao Mali. Os gauleses ganham o grupo, com 9 pontos e os malianos são segundos, com quatro pontos e 7-7 na diferença de golos.

Ao ganhar aos sauditas, o Panamá saltou do último lugar para o terceiro, com quatro pontos e 3-4 em golos, que chega para ser um dos melhores terceiros.

Assim sendo, além dos últimos de cada grupo (Taiti, México, Honduras, Qatar, Arábia Saudita e África do Sul), despedem-se do torneio Portugal e Noruega, que apesar da goleada de 12-0 às Honduras não escapou ao 'bilhete de regresso'.

O torneio prossegue já no domingo, com os dois primeiros jogos dos oitavos de final, que são Itália-Polónia e Colômbia-Nova Zelândia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.