O percurso do selecionador nacional em particulares é no mínimo sinuoso: O engenheiro soma 10 vitórias, três empates e oito derrotas. O percurso de Fernando Santos na seleção iniciou-se com o desaire frente à França no Stàde de France. Um golo de Benzema (3´) e de Pogba (69´) deram o triunfo aos gauleses. Quaresma foi o primeiro jogador a marcar um golo na era de Fernando Santos, ao ter reduzido, ao minuto 77´.
Apesar da entrada com o 'pé esquerdo' ao serviço da seleção nacional, Fernando Santos também logrou quebrar algumas 'malapatas'. No seu segundo jogo particular venceu a seleção argentina em Old Trafford. Golo de Raphael Guerreiro, em tempo de compensação, 90+1.
Um 'borrego' de 39 anos também foi transposto sob o comando do engenheiro. Éder, antes de ser o herói do Euro, marcou o golo solitário que deu o triunfo sobre a Itália em Genebra (16/06/2015). Portugal já não vencia a formação transalpina desde 22 de dezembro de 1976.
Em número de golos, o particular mais feliz para seleção portuguesa foi contra a Estónia. Vitória mais que concludente, que resultou numa goleada por 7-0. Em jogo de preparação antes do Euro 2016, Ronaldo e Quaresma bisaram. Danilo e Éder e K.Mets (fizeram os restantes golos da equipa das quintas).
Em todos os particulares disputados na 'Era de Fernando Santos' um dado é fácil de apurar: Os golos sofridos. Portugal sofreu golos em todos os particulares disputados com o 'engenheiro' no banco, com excepção do último particular frente à Bélgica.
No reinado do técnico, Portugal soma apenas três empates, curiosamente, dois deles, nos últimos encontros frente à Bélgica (0-0) e Tunísia (2-2).
Também foi recentemente que Fernando Santos sofreu a derrota mais pesada no comando da seleção. Foram três golos averbados frente à Holanda, numa partida na Suíça. Memphis Depay (11 ´), Ryan Babbel (32´), e Virgil van Dijk, aos (45+2) marcaram para a 'laranja mecânica'. Frente às ditas seleções históricas, Portugal averbou quatro derrotas: Duas vezes frente à França, uma contra a Inglaterra e outra frente à Holanda. Vitórias somou duas: Frente à Argentina e Itália. Curiosamente, mesmo perdendo dois particulares contra a França, Portugal acabou com a 'maldição' ao vencer os 'Les Bleus' na final do Euro 2016.
Recorde-se que na quinta-feira, a formação lusa recebe a Argélia, no Estádio da Luz, a partir das 20h15. Dois dias depois, a equipa lusa viaja para a Rússia, onde tem estreia marcada no Mundial frente à Espanha, a 15 de junho, em Sochi.
Lista de jogos amigáveis ao serviço da seleção:
Bélgica - 0-0 - empate
Tunisia - 2-2 - empate
Holanda - 0-3 - derrota
Egito - 1-2 - vitória
Estados Unidos - 1-1 - empate
Arábia Saudita - 3-0 - vitória
Chipre - 4-0 - vitória
Suécia - 2-3 - derrota
Gibraltar - 5-0 - vitória
Estónia - 7-0 - vitória
Inglaterra - 1-0 - derrota
Noruega - 3-0 - vitória
Bélgica - 2-1 - vitória
Bulgária - 0-1 - derrota
Luxemburgo - 0-2 - vitória
Rússia - 0-1 - derrota
França - 1-0 - derrota
Itália - 1-0 - vitória
Cabo Verde - 0-2 - derrota
Argentina - 1-0 - vitória
França - 2-1 - derrota
Comentários