A seleção angolana de futebol defronta sábado, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, a similar do Senegal, na tentativa de obter a primeira vitória no grupo J do apuramento africano ao Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.

Os comandados do uruguaio Gustavo Ferrin têm as baterias afinadas para enfrentarem com naturalidade os Leões de Teranga, que vêm com uma vantagem de dois pontos sobre os angolanos na tabela classificativa.

Os Palancas Negras, mesmo ressentidos da ausência de Manucho Gonçalves, principal goleador e que capitaneou o grupo no CAN 2013, na África do Sul, estão crentes das responsabilidades na empreitada.

Manucho Gonçalves foi preterido da convocatória para a dupla jornada (quarta e quinta), em Luanda e Kampala, diante do Senegal e Uganda, respetivamente, por razões não divulgadas pela equipa técnica.

Apesar desta ausência, a seleção contará com outras peças fundamentais, jogadores que atuam maioritariamente em Angola. Geraldo, Djalma Campos, Mateus Galiano e Guilherme Afonso são os quatro “estrangeiros” que vão ajudar o coletivo a defender com dignidade as cores da bandeira angolana.

Durante uma semana de trabalho, Gustavo Ferrin e seus pares ensaiaram vários aspetos técnicos e táticos, com jogadas a toda a largura do terreno, da defesa até a finalização.

A equipa angolana está preparada para ultrapassar este obstáculo, onde o objetivo é atingir a última etapa da qualificação ao Mundial 2014. Os primeiros dos dez grupos em jogarão entre si a duas mãos, após realização de sorteio, para se qualificar os cinco representantes do continente para a maior cimeira do futebol mundial.

Senegal vai defrontar Angola sem a principal estrela, Demba Ba, do Chelsea da Liga inglesa, que falhou uma grande penalidade no desafio da terceira e última jornada da primeira volta.

Demba Ba deverá ser rendido por Papiss Cisse, que já lhe tinha substituído, aos 90 minutos, no jogo anterior, em Conacri, em 23 de março, quando as duas seleções empataram a uma bola.

Equipas prováveis:

Angola – Hugo, Amaro, Massunguna, Bastos e Fabrício; Manuel, Djalma Campos, Geraldo, Mingo Bille;  Mateus Galiano (cap) e Guilherme Afonso.

Treinador – Gustavo Ferrin (uruguaio)

Senegal – Bouna, Zarko, Moustapha, Lamine, Cheick, Mouhamed (cap.), Idrissa, Pape Diop, Sadio, Moussa e Papiss Cisse.

Treinador – Alain Giresse (francês).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.