O sorteio dos play-off africano de acesso ao Mundial 2014 será realizado a 16 de setembro, no Cairo (Egito), sede da Confederação Africana de Futebol.

As equipas que vencerem os dez grupos do apuramento africano para o Mundial do Brasil, irão defrontar entre si, a duas mãos, para se determinar os cinco representantes africanos no grande certame.

No sorteio, as cinco equipas cabeças-de-série serão escolhidas de acordo com o ranking FIFA. Ao contrário do que aconteceu no último apuramento para o CAN´2013, onde o critério usado pela CAF foi a performance das equipas nos últimos cinco campeonatos africanos de seleções, desta vez o órgão máximo do futebol africano seguiu as regras da FIFA que usa o seu ranking para determinar quem é cabeça-de-série.

Se o sorteio fosse hoje, Costa do Marfim e Argélia, equipas que já estão no play-off, seriam cabeças-de-série. Na tabela da FIFA, atualizada no mês de junho, os marfinenses são os melhores posicionados, seguidos do Gana, Mali, Nigéria e Argélia.

Na zona europeia o sorteio será a 21 de outubro, com os quatro cabeças-de-série a serem definidos também de acordo com o ranking FIFA da altura.

Os oitos melhores segundos colocados dos nove grupos disputarão uma eliminatória a duas mãos e os quatro vencedores juntar-se-ão aos nove que ganharam os respetivos grupos para estarem presentes no Mundial 2014. Esses duelos estão marcados para 15 (ida) e 19 (volta) de novembro. No total, 13 dos 53 países que disputam as eliminatórias europeias estarão no Brasil.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.