A FIFA abriu este domingo uma investigação ao croata Domagoj Vida por ter publicado nas redes sociais um vídeo que está a ser encarado como um comentário político extremista.

Herói da Croácia na partida de ontem frente à Rússia, ao apontar um dos golos da equipa dos Balcãs já no prolongamento, Vida voltou a estar em destaque após a partida. O defesa-central surgiu num vídeo partilhado nas redes sociais ao lado de um ex-futebolista, Ognjen Vukojevic, gritando "Glória à Ucrânia", respondendo o seu companheiro "esta vitória é para o Dínamo e para a Ucrânia... vamos Croácia".

O jogador dos turcos do Besiktas disse depois que esta situação não passou do uma brincadeira.

"Esta vitória foi para Croácia. Não envolve política. Tenho amigos na Ucrânia desde os meus tempos no Dinamo de Kiev. Não quis afirmar nada, foi apenas uma brincadeira. Simpatizo com os russos, foi só uma brincadeira", disse Vida em declarações ao canal russo 'Sports.ru'.

Recorde-se que a FIFA proíbe a passagem de mensagens com referências políticas, pelo que Vida poderá ser castigado.

Esta não é a primeira vez que uma situação semelhante acontece neste Mundial. Granit Xhaka e Shaqiri imitaram com as mãos a águia negra de duas cabeças da bandeira da Albânia, um gesto considerado ofensivo pelos sérvios por aludir à chamada Grande Albânia, na vitória da Suíça sobre a Sérvia (2-1), na segunda jornada do Grupo E.