Segundo a imprensa ganesa, os jogadores do Gana terão ameaçado faltar ao jogo da terceira jornada da fase de grupos frente a Portugal. O Joy Sports, jornal online do Gana, avança que a ameaça surge devido ao não pagamento de verbas combinadas.

O porta-voz da federação, Ibrahim Sannie Daara, confirmou ao Joy Sports que ainda não houve qualquer tipo de compensação relativas à presença no mundial do Brasil. Segundo Daara, a paciência dos jogadores da seleção está a chegar ao fim.

A falta do pagamento das verbas não são, no entanto, a única polémica em torno da seleção africana. Nas redes sociais surgem rumores de que Kevin-Prince Boateng, jogador do Schalke 04 se teria desentendido com o selecionador. O ganês teria até insultado Kwesi Appiah no treino de segunda-feira.

A polémica à volta do Gana já chegou ao próprio Presidente da República, John Mahama, que já terá sido informado dos incidentes na equipa nacional do Gana.
Se o Gana falhar o jogo com Portugal ser-lhe-á atribuída uma derrota por 3-0. O resultado não chega, porém para qualificar Portugal para os oitavos. Apenas se os EUA perdessem por dois ou mais golos frente à Alemanha é que seria suficiente para que Portugal seguisse para a fase do “mata-mata”.