O ministro francês dos Negócios Estrangeiros afirmou esta quarta-feira que, para já, está afastada a possibilidade de um boicote diplomático da França à Rússia durante o Mundial de futebol, a disputar entre 14 de junho e 15 de julho.

Numa entrevista à rádio France Inter, Jean-Yves Le Drian considerou que é essencial os dois países “procuraram posições comuns” sobre as várias crises regionais, questionando: “A Rússia está disposta a entrar em processos de negociação sobre as grandes crises da atualidade?”.

“Temos muitos desentendimentos com a Rússia”, afirmou o ministro, dando como exemplos a crise ucraniana, a “intimidação” e a “interferência” russa no processo eleitoral e nos ataques químicos na Síria.

Em sentido inverso, Jean-Yves Le Drian lembrou que os dois países têm interesses comuns e afirmou: “Devemos trazer à discussão as posições comuns, sem esconder as divergências”,

Em março, o Reino Unido anunciou um boicote dos membros do governo e da família real ao campeonato do mundo de futebol, depois de ter responsabilizado a Rússia pelo envenenamento do ex-espião Serguei Skripal e da filha em solo britânico.