A seleção portuguesa de futebol somou hoje a quinta estreia consecutiva sem ganhar em grandes competições, ao empatar 3-3 com a Espanha, no primeiro embate no Mundial de 2018, em Sochi, na Rússia.

Portugal evitou o desaire, graças a um livre direto perfeito de Cristiano Ronaldo, que selou o ‘hat-trick’ aos 88 minutos, mas não conseguiu chegar ao triunfo, mantendo-se sem vencer na estreia em Mundiais ou Europeus desde 2008.

Há uma década, a formação das ‘quinas’, comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, entrou da melhor forma no Europeu da Suíça e da Áustria, o bater a Turquia por 2-0, com tentos de Pepe e Raul Meireles, ambos na segunda parte.

Depois desse encontro, não mais Portugal se estreou numa grande competição a vencer, sendo que, em 2010, no Mundial, empatou a zero com a Costa do Marfim. Viria a golear a Coreia do Norte (7-0) e a empatar com o Brasil (0-0) e a seguir para os ‘oitavos’.

Dois anos depois, no Europeu, na Polónia e na Áustria, a seleção lusa deu luta à Alemanha, mas caiu por 1-0, para, dois anos depois, no Mundial, no Brasil, voltar a perder com a mesma formação, mas agora por um bem mais pesado 0-4.

Há dois anos, em França, já com Fernando Santos ao ‘leme’, Portugal empatou 1-1 com a Islândia. Empataria os outros dois jogos do agrupamento, com Áustria e Hungria, e seguiria rumo ao título, selado na final com a França (1-0), no prolongamento.

No que respeita em exclusivo às estreias em Mundiais, Portugal somou o segundo empate, depois do de 2010.