A tenda gigante que hoje acolheu cerca de 800 pessoas em Viana do Castelo para assistiram à estreia vitoriosa de Portugal no Mundial2022 de futebol 'estremeceu' com a euforia e tornou-se pequena para tantos abraços e festejos.

O hino nacional que ecoava pelas colunas foi cantado por centenas de vozes, elevadas ao 'rubro', em uníssono e abanou as estruturas da ‘fan zone’.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

As imagens da seleção nacional transmitidas pelo ecrã gigante emocionaram as várias dezenas de pessoas que festejaram uma vitória “muito sofrida”, mas “mais do que justa” da seleção das 'quinas' sobre o Gana.

A seleção portuguesa de futebol estreou-se hoje no Mundial de futebol de 2022 com um triunfo por 3-2 sobre o Gana, em encontro da primeira jornada do Grupo H, no Estádio 974, em Doha.

Cristiano Ronaldo, aos 65 minutos, de penálti, João Félix, aos 78, e Rafael Leão, aos 80, apontaram os tentos da formação das ‘quinas’, enquanto André Ayew, aos 73, e Osman Bukari, aos 89, faturaram para os africanos.

“Foi uma vitória sofrida, mas foi uma grande vitória”, gritava Milena Silva. A luso-brasileira, de 30 anos, pulava de emoção no meio dos adeptos da seleção que enchiam a ‘fan zone’, que a Câmara de Viana do Castelo instalou na praça da Liberdade.

Natural da cidade, Eduardo Pinto, de 26 anos, reconhecia ter sido um jogo de “nervos, sofrido até ao fim”, mas com um “resultado justo”.

“Foi um jogo muito equilibrado e difícil, mas vencemos”, afirmou o jovem de Viana do Castelo, seguindo a multidão que deixava vazia, num ápice, a tenda gigante, para levar o ambiente de festa para as ruas cidade.

A alegria e felicidade do final do jogo contrastaram com os momentos de silêncio e ansiedade que se viveram ao longo da partida.

Tudo serviu para incentivar Portugal. Tocaram-se cornetas, apitos, assobios, bateram-se palmas e gritou-se muito por Cristiano Ronaldo.

O nome do jogador português foi cantado, por diversas vezes, em cânticos entoados pela claque improvisada, num incentivo à vitória portuguesa.

O empate do Gana caiu como um 'balde de água fria' sobre o público, sobretudo muitos jovens e crianças, mas nem assim a esperança esmoreceu.

“Só mais um, só mais um [golo]”, pediu o público a partir de Viana do Castelo e, no Qatar, a seleção nacional ouviu e Portugal venceu por 3-2 o Gana, em encontro da primeira jornada do Grupo H, no Estádio 974, em Doha.

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.