Com a confirmação de que Bosingwa falhará o Mundial de futebol, a selecção nacional fica sem um dos melhores defesas-direitos a actuar no futebol Europeu. O jogador do Chelsea já havia falhado as últimas partidas da equipa das quinas, o que obrigou Carlos Queiroz a testar outras soluções.

No último jogo particular com a China, Miguel e Paulo Ferreira fizeram o lugar, contudo existe outro jogador que já foi chamado por Carlos Queiroz: Nélson.

Em entrevista à Rádio Renascença, o defesa do Bétis de Sevilha confessa que está ainda esperançado em poder voltar à selecção nacional: "Eu sempre tive a esperança de voltar à selecção. Sei que não é fácil neste momento porque a concorrência  é muito forte, mas vamos ver. Se houver uma oportunidade irei aproveitá-la da melhor forma".

Nélson tem vivido uma época algo conturbada no Bétis de Sevilha fruto das várias lesões que o têm assolado, contudo agora está a jogar e espera alcançar um bom estado de forma em breve: "Espero que recupere rápido para que, quando chegar Maio, esteja bem".

Sobre a lesão de Bonsigwa, o lateral da formação espanhola admite ser uma grande perda para a equipa das quinas.

Nélson despontou no Boavista na época 2004/2005. As suas boas exibições levaram-no até ao Benfica, onde esteve três temporadas. Em 2008/2009 rumou ao Bétis de Sevilha e, neste momento, cumpre a sua segunda temporada no emblema espanhol.