Luis Suarez vai apelar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da sanção de quatro meses de inabilitação da prática de futebol imposta pela FIFA, na sequência de uma dentada a um adversário no Mundial2014, informou hoje o seu advogado.

A FIFA suspendeu o futebolista Suarez, que hoje assinou pelo FC Barcelona, por nove jogos na seleção uruguaia e proibiu-o de toda a atividade ligada ao futebol durante quatro meses, por ter mordido o defesa italiano Giorgio Chiellini durante o primeiro encontro do Mundial2014.

Suarez e a federação uruguaia de futebol interpuseram recursos, mas a FIFA rejeitou-os na quinta-feira.

“Sabíamos que a decisão da FIFA não seria muito favorável”, reconheceu o advogado do jogador, Alejandro Balbi, à estação de rádio espanhola Cope, indicando que vai recorrer ao TAS.

O advogado criticou a FIFA por não ter tido em conta o arrependimento demonstrado pelo novo jogador do FC Barcelona.

“Pensávamos que se tratava de um elemento importante, mas constatámos que o facto de reconhecer o seu erro ou de se arrepender não interessa aos senhores da FIFA”, lamentou.

O TAS irá decidir se um eventual recurso terá um efeito suspensivo ou não, mas Suarez deverá escolher outra forma de defesa, já que numa primeira instância negou a mordidela e só depois de castigado reconheceu, no Facebook, ter mordido Giorgio Chiellini.