No Euro1984, realizado em França, as duas selecções estiveram no mesmo grupo, mas do encontro apenas se verificou um empate a um golo (Carlos Manuel e Santilana fizeram as honras da casa). A Espanha passou em primeiro, Portugal em segundo e podiam até ter-se encontrado na final, não fosse Portugal perder com a França, que se sagraria campeã da Europa, por 2-1, após prolongamento.
Foi preciso aguardar 20 anos para as duas selecções revisitarem o duelo ibérico, no Euro2004, realizado em Portugal e que levou a selecção das quinas ao vice-campeonato. Na fase de grupos, a Espanha sairia derrotada de Alvalade, quando Nuno Gomes marcou o único golo da partida.
No entanto, há uma “mancha” no bom curriculum luso: em 1950, na fase de apuramento, Portugal perdeu por 5-1 em Madrid e não foi além de um empate a dois golos em Lisboa, ficando arredado do Mundial desse ano.
Com apenas dois confrontos oficiais em fases finais, e somente em Europeus, Portugal leva vantagem com uma vitória e um empate.
Nos particulares, que se realizam desde 1921, os “Navegadores” são claramente batidos pela “Armada Espanhola”: em 27 confrontos, 11 são vitórias castelhanas, seis são vitórias lusas e por 10 vezes empataram. A última vez foi a 6 de Setembro de 2003, em Lisboa, com a Espanha a vencer por 3-0. Portugal teria a “vingança” no Euro2004, quando venceu por 1-0 na fase de grupos.
O Espanha-Portugal dos oitavos-de-final do Mundial2010 realiza-se terça-feira, às 19:30, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.
Comentários