José Mourinho confidenciou que ficou encantado com Alex Ferguson, da primeira vez que defrontou o escocês. A 9 de março de 2004, o FC Porto foi até Old Trafford empatar com o Manchester United e passar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, prova que viria a ganhar.

No primeiro duelo entre o jovem Mourinho e o consagrado Alex Ferguson, ficou uma lição de Sir Ferguson que encantou o agora Special One.

"Foi nessa altura que conheci os dois lados de um grande treinador: o de uma pessoa competidora e que tenta tudo para vencer; e o de um homem com princípios, com fair play. Descobri essas duas facetas nesse período e foi muito importante para mim", contou o treinador do Chelsea ao jornal "Telegraph".

Mourinho confessa que tenta sempre imitar o escocês na questão do fair-play, algo que não se vê muito na cultura latina.

"Na cultura portuguesa e latina não temos essa segunda faceta. Estamos no futebol para ganhar. Quando eliminámos o Manchester United na Liga dos Campeões vi esse lado maravilhoso num grande treinador e procurei imitá-lo", confessou.