Alex Ferguson concedeu uma entrevista ao The Guardian na qual fala sobre os tempos em que treinou Cristiano Ronaldo em Manchester, além de revelar o segredo para ter sucesso como treinador.

"Lembro-me do meu primeiro jogo como treinador, em 1974 [pelo St. Mirren]. Perdemos com o Albion Rovers, por 2-5. Fui para casa naquele noite e disse a mim mesmo 'Se não incutir dureza mental nos meus jogadores, nunca terei sucesso como treinador'. Essa foi a linha da frente dos meus métodos de gestão", começa por recordar.

A partir daí, Ferguson certificou-se "de que os jogadores conseguiam lidar com as pressões e desafios de serem futebolistas de topo. Tentei sempre que tivessem aquele talento de serem mentalmente duros. Tive muita sorte. O Aberdeen tinha alguns jogadores mentalmente duros. No United, todos os jogadores eram mentalmente duros".

"Ronaldo é duro, sinceramente, como botas velhas. Ele seria sempre um grande jogador porque tinha tudo lá em cima. Desempenhámos um papel nisso, porque Eric Harrison, o treinador de juniores, tornou tudo mais duro para os jovens. Ele dizia 'Se não tens dureza mental, nunca chegarás à equipa principal do United'", acrescenta Alex Ferguson.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.