O Arsenal aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre os seus mais diretos perseguidores, um dos quais o Liverpool, que hoje venceu por 2-0, em jogo da 10.ª jornada da Liga inglesa de futebol.
Um golo do espanhol Santi Cazorla (19 minutos) e outro de Aaron Ramsey (59) selaram o triunfo dos “gunners”, que beneficiaram ainda da derrota do Chelsea no terreno do Newcastle, pelo mesmo desfecho.
Tanto Liverpool como Chelsea, com 20 pontos, podem ser ultrapassados, no domingo, pelo Tottenham (19), dirigido por André Villas-Boas, caso vença no terreno do Everton (18), que tem a mesma expetativa.
Também o Manchester City aproveitou deslize do Chelsea, ficando a um ponto da equipa de José Mourinho, sendo que essa aproximação - subiu do sétimo para o quarto lugar, com 19 pontos – é ainda provisória, tendo em conta o referido confronto.
A jogar em casa, o “City” resolveu o jogo logo no primeiro tempo, chegando ao intervalo a vencer por 4-0, com golos de Johnson (16 minutos, própria baliza), David Silva (20), Nastasic (25) e Negredo (36).
No segundo tempo, a equipa dirigida pelo chileno Manuel Pellegrini manteve o pendor ofensivo, marcando mais três vezes, por Touré (60), Aguero (71) e Dzeko (86).
Também hoje, o Manchester United, com Nani no banco, aproveitou o primeiro tempo para assegurar uma vantagem de três golos no terreno do Fulham, por intermédio de Valência (09), Van Persie (20) e Rooney (22), reduzida para 3-1 no período complementar, com um golo de Kacaniklic (65).
Uma horas antes, o Chelsea perdeu a oportunidade de assumir a liderança provisória, graças à derrota em Newcastle por 2-0, a segunda para o campeonato.
Em St. James Park, dois golos na metade final da segunda parte, apontados pelos franceses Yoan Gouffran (68) e Loic Remy (89), asseguraram a quarta vitória do Newcastle no campeonato.
Nas restantes partidas hoje disputadas, o Southampton, com José Fonte a titular, empatou 1-1 no terreno do Stoke City, cujo guarda-redes bósnio, Asmir Begovic, apontou o primeiro golo, logo nos primeiros segundos, com um pontapé da sua área e o vento a favor, o que traiu o guardião adversário, o polaco Artur Boruc.
Por sua vez, o Hull City mantém-se a meio da tabela (10.º), somando o 14.º ponto graças à vitória por 1-0 na receção ao Sunderland, o que revela grande mérito, tratando-se de um emblema promovido esta época à primeira divisão.
Por fim, West Ham e Aston Villa empataram sem golos, enquanto o West Bromwich venceu, em casa, o Cristal Palace, por 1-0.
Comentários