Vai levar mais tempo do que o previsto para resgatar, pelo menos, um dos corpos do avião Piper PA-46-310P Malibu, que transportava o jogador ojogador Emiliano Sala e o piloto David Ibbotson. Os destroços da aeronave foram encontrados este domingo, no fundo do Canal da Mancha, onde foi possível, através de imagem vídeo, detetar um corpo no que resta da aeronave.

Para a família do avançado é o ponto final nas esperanças de encontrar o jogador com vida mas, ao mesmo tempo, um descanso, porque agora poderão fazer um funeral condigno e despedir-se de Emiliano Sala.

Os acidentes aéreos mais graves da história do futebol
Os acidentes aéreos mais graves da história do futebol
Ver artigo

Horacio Sala, o pai do futebolista desaparecido em 21 de janeiro, disse ainda não saber se o corpo encontrado entre os destroços é o do filho ou do piloto David Ibbotson.

"Não conseguimos acreditar em nada do que está a acontecer. Esperemos que os dois corpos sejam resgatados de entre os destroços, para aliviar um pouco mais toda esta dor", transmitiu, desejando que sejam “iniciadas investigações para apurar responsabilidades".

Romania Sala, irmã de Emiliano Sala, publicou, este domingo, uma imagem que emocionou as redes sociais: a de Nala, o cão do jogador.

"Nala também está à tua espera", pode ler-se na fotografia, que tem mais de dois mil partilhas, quase 500 comentários e mais de sete mil reações. Conta Romania que Sala tinha uma relação muito próxima com o cão, tanto que já tinha iniciado o processo que levaria o animal para o País de Gales.

Mas não é só o cão de Sala e a família que estão a sofrer com a morte do jogador. Neil Warnock, treinador do Cardiff City, ficou abalado com o desaparecimento do avançado de 28 anos. Escreve o jornal 'The Sun', que os responsáveis do clube temem que o técnico possa sua demissão do cargo, já que não se sente com todas as condições para continuar a trabalhar, depois do desaparecimento do jogador.

Neil Warnock, treinador do Cardiff City
Neil Warnock, treinador do Cardiff City

É verdade que Neil Warnock não chegou a trabalhar com Sala mas foi ele quem mais insistiu na transferência do avançado argentino. Antes de assinar pelo Cardiff, Sala esteve com o técnico, e ficou agradado com a visão de Neil Warnock e pela força que o treinador fez para ter o jogador. No dia seguinte, o avião onde viajava para se juntar, em definitivo à equipa, desapareceu dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha.

Neil Warnock estava visivelmente abatido, este fim-de-semana, aquando da vitória dos 'bluebirds' sobre o Bournemouth por 2-0, em jogo da 25.ª ronda da Premier League.

A 21 de janeiro de 2019, o avião que transportava Emiliano Sala de Nantes para o País de Gales, desapareceu dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha. O piloto, David Ibbotson, fez o último contacto com a torre de controle por volta das 20h00, pedindo permissão para mudar e altitude e baixar dos 1500 para os 700 pés. O avião, um monomotor Piper PA-46-310P Malibu, desapareceu dos radares, sendo que imediatamente a Polícia de Guernsey iniciou a operação de busca e salvamento. Após três dias de buscas, as autoridades foram obrigadas a cancelar a operação.

A família de Emiliano Sala conseguiu juntar cerca de 300 mil euros, fruto de doações, para continuar com as operações de busca. No dia 30 de janeiro foram descobertos dois assentos que pertenciam ao avião, numa praia francesa. No domingo, uma equipa de especialistas em buscas aquáticas, liderada pelo oceanógrafo David Mearns, da empresa Blue Water Recoveries, encontrou os destroços da aeronave no fundo do Canal da Mancha, poucas horas depois de terem iniciado as buscas Na passada segunda-feira, foi avistado um corpo no interior do avião. Não se sabe ainda se o corpo pertence a Emiliano Sala ou ao piloto David Ibbotson.

Foi um jogador do Cardiff quem organizou a viagem de Sala. BBC publica troca de mensagens e mistério adensa-se
Foi um jogador do Cardiff quem organizou a viagem de Sala. BBC publica troca de mensagens e mistério adensa-se
Ver artigo

Em declarações à BBC Radio 4, David Mearns acredita que é possível encontrar os corpos de Emiliano Sala ou ao piloto David Ibbotson, uma vez que o avião está quase intacto, no fundo do Canal da Mancha

Sala tinha sido recrutado ao Nantes pelo Cardiff por cerca de 17 milhões de euros e ele mesmo se encarregou de marcar o voo, recusando a oferta de transporte do clube galês.

O ponta de lança, que representa o Nantes desde 2015 e que esta época marcou 13 golos em 21 jogos pela equipa francesa, tinha acabado de assinar pelos galeses do Cardiff, equipa da Primeira Liga inglesa.

Na sua carreira, Emiliano Sala passou pelos clubes portugueses do FC Crato, dos campeonatos distritais, antes de seguir para França, onde representou o Bordéus, o Orléans, Chamois Niortais, Caen e Nantes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.