Com a família de Emiliano Sala concentrada nas buscas, ainda com esperanças de encontrar o jogador e o piloto com vida, avizinha-se uma batalha judicial entre os clubes que detinham os direitos económicos do avançado.

A imprensa britânica escreve este domingo que o Cardiff, que contratou Sala ao Nantes, cancelou o pagamento da transferência e recusa-se a avançar com os 17 milhões de euros acordados entre as partes. O emblema do País de Gales só vai pagar o que foi acordado depois de esclarecido sobre as circunstâncias em volta do desaparecimento do avião que transportava o jogador. O emblema do País de Gales pondera mesmo recorrer aos tribunais, se entender que houve negligência no transporte do jogador.

Polémica à vista: Cardiff não quer pagar transferência de Sala, Bordéus e Nantes ameaçam com tribunais
Polémica à vista: Cardiff não quer pagar transferência de Sala, Bordéus e Nantes ameaçam com tribunais
Ver artigo

Na base da decisão está o facto de o emblema de Cardiff ter-se disponibilizado para tratar do transporte de Sala desde Nantes, algo que o jogador viria a recusar mais tarde. Acabou por ser Jack McKay, jogador do Cardiff e filho do empresário argentino, Willie McKaye, a tratar de toda a viagem. Willie McKay foi o empresário que intermediou a transferência do avançado do Nantes para o Cardiff.

O empresário argentino disse à televisão britânica que tinha organizado a viagem com David Henderson, um piloto experiente com quem viajou com muitos dos seus jogadores, "por toda a Europa inúmeras vezes". Mas David Henderson não fez a viagem e disse ao jornal 'Ouest-France' que não ia a Nantes "há mais de um ano". O nome de David Henderson foi registado na sala de embarque como sendo o piloto do avião Piper Malibu mas quem realmente pilotava era David Ibbotson, de 60 anos. Willie McKay diz não saber como a aeronave foi parar nas mãos de Ibbotson.

"Não tivemos envolvimento na seleção do avião ou do piloto e também queremos deixar claro que não possuímos o avião em que Emiliano voou", explicou.

É esta mudança de última hora, com troca de pilotos, que ninguém consegue explicar.

Esta segunda-feira a BBC publicou a troca de mensagens de Whatsapp entre Emiliano Sala e Jack McKay, o jogador do Cardiff que  tratou do voo.

"Atravessar o Canal de Mancha com um monomotor, de noite e com mau tempo, é uma loucura", diz especialista
"Atravessar o Canal de Mancha com um monomotor, de noite e com mau tempo, é uma loucura", diz especialista
Ver artigo

De recordar que na segunda-feira passada, dia 21 de janeiro, o avião Piper PA-46-310P Malibu desapareceu dos radares pelas 20:00, cerca de 20 kms a norte de Guernsey. Antes, a ilha vizinha de Jersey tinha informado que o avião voava de início a 1500 pés, antes de descer para os 700 pés e depois desaparecer no radar. Nele viajavam Emiliano Sala, avançado de 28 anos que trocou o Nantes pelo Cardiff, e o piloto, David Ibbotson. As buscas pelos dois continua mas, até agora, não há qualquer sinal.

Eis a troca de mensagens entre Emiliano Sala e Jack McKay

Sexta-feira, 18 de janeiro

19h43 - Jack McKay: "O meu pai disse-me que vais a casa amanhã. Posso arranjar um avião para te levar diretamente a Nantes e regressar segunda-feira, à hora que te der mais jeito, para que possas chegar e treinar na terça-feira."

19h51 - Emiliano Sala: "Ah, isso é fantástico. Estava agora mesmo a ver se havia voos para chegar a Nantes de manhã."

19h56 - Jack McKay: "Posso arranjar um avião que iria diretamente a Nantes."

19h56 - Emiliano Sala: "Quanto custa?"

19h56 - Jack McKay: "Nada. Se me ajudares a marcar golos não é nada."

19h56 - Emiliano Sala: "Ah, ah, ah, com muito gosto."

20h00 - Emiliano Sala: "Vamos marcar muitos golos."

20h01 - Emiliano Sala: "Quero ir amanhã a Nantes, por volta das 11 da manhã, e regressar a Cardiff segunda-feira à noite, por volta das 21h00, se for possível."

20h05 - Jack McKay: "Tudo bem. Envio uma mensagem quando estiver tudo ok."

Desaparecimento de Sala: muitas perguntas sobre seguros e poucas respostas
Desaparecimento de Sala: muitas perguntas sobre seguros e poucas respostas
Ver artigo

Domingo, 20 de janeiro

17h00 - Jack McKay: "Olá, é possível regressares na segunda-feira por volta das 19h00? É que o piloto ainda tem de ir para casa, no norte, depois de chegar a Cardiff."

17h01: Emiliano Sala: "Olá, seria possível às 19h30."

17h03 - Jack McKay: "Sim, essa hora é boa."

17h05: Emiliano Sala: "[foto da bagagem] Podes perguntar se posso levar isto tudo no avião?"

17h06 - Jack McKay: "Sim, claro."

17h07: Emiliano Sala: "Mas isto vai caber no avião?"

17h06 - Jack McKay: "Sim, há espaço no avião para a tua bagagem."

17h12: Emiliano Sala: "OK"

Segunda-feira, 21 de janeiro

16h16 - Jack McKay: "Vou telefonar-te daqui a pouco."

16h23 - Jack McKay: "É a mesma empresa"

16h23: Emiliano Sala: "OK. Obrigado"