O 'Conguito Gate' parece estar longe do seu fim. Bernardo Silva foi oficialmente acusado, esta quarta-feira, pela Federação Inglesa (FA) de "má conduta" depois da publicação polémica nas redes sociais em que comparava o colega e amigo Mendy ao boneco da marca de chocolates Conguito.

Diz a Federação Inglesa que a publicação de Bernardo quebrou as regras E3 (1) - "insulto ou impropério que traga descrédito ao jogo" e a regra E3 (2) - "incluí referência, de forma expressa ou implícita, à raça, cor, ou etnia".

O jogador tem agora até ao dia 9 de outubro para responder à acusação.

Quem também pode vir a ser castigado por defender o português é o seu treinador, Pep Guardiola. Diz a 'Sky Sports' que as palavras do treinador do Manchester City estão a ser analisadas pela FA, que pode abrir um processo ao técnico catalão.

Joaquim Evangelista diz que há desproporção no caso que envolve Bernardo SIlva
Joaquim Evangelista diz que há desproporção no caso que envolve Bernardo SIlva
Ver artigo

"A imagem não é sobre a cor da pele. Ele tirou uma foto do Benjamim quando era mais jovem e relacionou-a com este desenho animado, que era bastante semelhante", disse o técnico, na sequência de um tweet de Bernardo Silva publicado a 22 de setembro, em que colocou uma imagem de Mendy em criança ao lado do boneco da marca de chocolates Conguitos e escreveu: "Adivinhem quem é."

Guardiola recordou que Mendy e Bernardo são como irmãos e sublinhou ainda que "um tipo que sabe falar cinco línguas é porque tem uma mente aberta, nada sobre a cor da pele".

Nesta altura é ainda incerto qual poderá ser o castigo a que Bernardo Silva poderá estar sujeito.

De acordo com a Sky Sports, se a situação tivesse acontecido em campo (insulto durante o jogo) o castigo poderia ir até seis jogos de suspensão, mas a publicação aconteceu fora de campo, pelo que a Federação Inglesa fará uma recomendação de castigo que terá de ser decidida por um painel independente.

De recordar que o jogador já tinha dirigido uma carta à Federação na qual lamentou qualquer ofensa causada pelo ‘tweet’.

Apesar de Mendy ter levado a publicação na brincadeira, surgiram várias criticas e o jogador português pode agora ver-se castigado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.