O Everton confirmou hoje o ex-selecionador inglês Sam Allardyce, de 63 anos, como novo treinador do clube da I Liga inglesa, num vínculo até junho de 2019.

“O EFC pode confirmar a nomeação de Sam Allardyce como novo treinador, num acordo até junho de 2019”, escreveu o clube de Liverpool na sua conta oficial na rede Twitter.

Na quarta-feira, o clube, 13.º classificado na Liga Inglesa, já tinha dito que o ex-selecionador estaria prestes assinar contrato, depois de agendar uma reunião com Sam Allardyce no centro de treinos.

O clube estava ‘afundado’ nos últimos lugares, mas na quarta-feira à noite a goleada em casa ao West Ham (4-0), com um ‘hat trick’ de Wayne Rooney, permitiu-lhe a subida ao 13.º lugar.

No jogo diante do West Ham, em Goodison Park, ainda não foi Allardyce a orientar a equipa, mas sim o técnico interino David Unsworth, que assumiu a liderança após a saída do holandês Ronald Koeman.

Sam Allardyce esteve na última temporada à frente do Crystal Palace, mas anunciou a sua saída em maio, depois de garantir a permanência.

Antes, o técnico teve uma passagem fugaz como selecionador de Inglaterra, com a qual tinha assinado um contrato de duas épocas, mas ao qual teve que resignar, por mútuo acordo, devido a um escândalo.

Na ocasião, o jornal Daily Telegraph, com repórteres disfarçados, filmou o técnico a dar conselhos como contornar os regulamentos da Federação Inglesa (FA), que proíbem a posse partilhada de passes de futebolistas.

Na sua carreira, Sam Allardyce já passou por clubes como Bolton, Newcastle, Blackburn, West Bromwich, West Ham, Sunderland, entre outros.