Pep Guardiola foi questionado sobre a saída de Julen Lopetegui do Real Madrid, oficializada esta segunda-feira, situação que o treinador do Manchester City lamentou.

"O futebol é assim, só ficamos nos clubes se ganharmos jogos. Caso contrário, somos despedidos. Tenho pena pelo Julen porque é um amigo e uma pessoa excecional. Jogámos juntos no Barcelona e temos uma ótima relação. Vou ligar-lhe nos próximos dias", afirmou Guardiola, no final do triunfo dos 'citizens' sobre o Tottenham (1-0).

"Não há escapatória possível. Quando tens maus resultados não podes continuar em grandes clubes como o Real ou o Barcelona. Ou ganhas ou não tens hipótese. Mas há sempre mais oportunidades. O Julen vai poder mostrar novamente o seu valor, como fez no FC Porto ou na seleção espanhola. Desejo-lhe o melhor", acrescentou.

O Real Madrid rescindiu contrato com Lopetegui um dia após a goleada por 5-1 sofrida no estádio do rival FC Barcelona. A direção liderada por Florentino Pérez justifica a decisão com a necessidade de "mudar a dinâmica em que se encontra a equipa quando ainda são alcançáveis todos os objetivos da temporada".

Lopetegui, que orientou o FC Porto entre 2014 e 2016, será substituído interinamente pelo argentino Santiago Solari, treinador da equipa B, no comando técnico do Real Madrid, que deixa com um saldo de seis vitórias, dois empates e seis derrotas, em todas as competições, no nono lugar do campeonato, a sete pontos do Barcelona.