O treinador português José Mourinho e o Manchester United terão chegado hoje a um acordo, segundo diversos órgãos de comunicação social britânicos, embora o clube da liga inglesa de futebol não tenha oficializado o negócio.
Dispensado do Chelsea em dezembro, na sua segunda passagem pelo clube londrino, José Mourinho, de 53 anos, e o seu agente, Jorge Mendes, mantêm negociações com Manchester United desde a demissão do holandês Louis Van Gaal, na segunda-feira, mas a oficialização da sua chegada a Old Trafford só deverá acontecer na sexta-feira, de acordo com as notícias veiculadas em Inglaterra.
As informações divulgadas pela Sky Sports apontam para um contrato de três épocas e 13 milhões de euros por ano, sensivelmente o dobro do que recebia o holandês, de quem Mourinho foi adjunto no FC Barcelona, antes de iniciar a sua carreira como técnico principal.
A BBC também noticia a finalização das conversações entre as partes, após três dias de negociações, frisando, no entanto, que nenhum contrato foi assinado entre o português e os 'red devils', embora também aponte para um anúncio oficial na sexta-feira.
Segundo alguns 'media', as negociações terão sido dificultadas por questões relacionadas com os direitos de imagem de José Mourinho, nomeadamente pelo facto de o Chelsea ainda deter algumas prerrogativas, bem como devido à situação do galês Ryan Giggs, emblemático ex-jogador do clube que era adjunto de Van Gaal.
A imprensa indica também que o acordo entre Mourinho e o Manchester United prevê um bónus de cerca de 6,5 milhões de euros em caso de vitória na Liga dos Campeões e de 3,3 milhões para a conquista do campeonato inglês, algo que o português conseguiu três vezes com o Chelsea.
Em Old Trafford, Mourinho terá a tarefa de recolocar o Manchester United na rota dos triunfos. Desde a saída de Alex Ferguson em 2013, o clube com mais títulos na 'Premier League' (20) não voltou a ganhar o campeonato e conquistou apenas a Taça de Inglaterra esta época.
Com oito títulos de campeão em quatro países diferentes (Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha, Mourinho ostenta no currículo duas vitórias na Liga dos Campeões, uma com o FC Porto (2004) e outra com o Inter Milão (2010), e um triunfo na Taça UEFA também com os 'dragões' (2003).
O Manchester United será o sétimo clube na carreira de Mourinho enquanto treinador principal, depois de Benfica, União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter Milão e Real Madrid.
Comentários