
A partir desta época quem utilizar pirotecnia ou invadir o relvado em Inglaterra será sujeito a sanções mais pesadas.
A Premier League e a English Football League (EPL), órgão que tutela os escalões secundários do futebol inglês, anunciaram esta segunda-feira o agravamento dos castigos aplicados a quem invadir o campo ou usar potes de fumo e pirotecnia.
"O aumento do comportamento antissocial que vimos nos estádios no final da temporada passada foi totalmente inaceitável. Por isso, o futebol inglês introduziu novas medidas e sanções mais fortes para enviar uma mensagem clara de que não toleraremos esse tipo de comportamento ilegal e perigoso", afirmou o diretor-executivo da FA, em comunicado.
Estas práticas, pouco habituais nos últimos anos em Inglaterra, têm vindo a tornar-se mais frequentes; os casos de invasão de campo chegaram mesmo a envolver os próprios treinadores das equipas em jogo, como são os casos de Patrick Vieira (Crystal Palace) e Billy Sharp (Nottingham Forest).
"Todos os prevaricadores identificados serão identificados pelos clubes à polícia e a sanção poderá resultar fazer parte do registo criminal do prevaricador, o que pode afetar a sua busca por emprego ou habitação, e ainda resultar em pena de prisão", anunciou hoje a Federação Inglesa de Futebol (FA)
Adicionalmente, quem invadir o campo, e aqueles que forem apanhados a utilizar ou transportar pirotecnia e potes de fumo serão banidos automaticamente do clube. Este castigo pode também ser aplicado aos pais ou guardiões das crianças que participarem nestas práticas, acrescenta a FA.
Mark Bullingham, diretor-executivo da FA, explicou que as novas medidas serão introduzidas já a partir da nova temporada (2022/23) e que têm o apoio da Associação de Adeptos do país.
“As proibições podem ser estendidas a pais ou responsáveis e acompanhantes de crianças que participem nas invasões de campo ou noutros atos antissociais", acrescentou a FA.
Na parte final da última época, o técnico do Crystal Palace, o francês Patrick Vieira, foi provocado por um adepto do Everton em pleno relvado, acabando os dois por se envolveram em agressões, e, no Championship, a segunda divisão, um jogador do Sheffield United levou uma cabeçada de um adepto do Nottigham Forest, que também invadiu o terreno de jogo.
A nova temporada da Premier League arranca no próximo dia 5 de Agosto com o Crystal Palace a receber o Arsenal.
*Artigo atualizado às 19h00
Comentários