Sem casa, sem carro e sem dinheiro, aos 32 anos, depois de jogar a Liga dos Campeões pelo Chelsea. Este é o presente de Jacob Mellis, que no último ano e meio, viveu da boa vontade de amigos e familiares que lhe foram oferecendo um teto para dormir. Esta semana, o antigo jogador do Chelsea desabafou e contou a sua história sobre o vício do álcool, ao 'Mail Sport'.

Mellis pendurou as chuteiras no final da época passada, depois de sofrer uma grave lesão nos ligamentos, quando jogava no Southend United, equipa da National League inglesa (Quinta divisão do futebol inglês).

Depois de fazer parte da sua formação no Sheffield United, Mellis ingressou nas camadas jovens do Chelsea em 2007, com apenas 16 años. Brilhou na equipa de reservas dos blues, atuando como médio defensivo, antes de ser cedido ao Southampton, quando os Saints estavam na terceira divisão.

Voltaria ao Chelsea e, apesar de nunca ter feito a sua estreia pelos blues na Premier League, jogou pela equipa principal na Champions, quando foi lançado por Carlo Ancelotti no penúltimo jogo da fase de grupos, a 23 de novembro de 2010, diante do MSK Zilina, numa altura em que os londrinos já estavam apurados para os oitavos. É certo que entrou nos descontos para jogar apenas 60 segundos mas jamais irá esquecer aquele momento.

Foi a partir daí que a carreira de Mellis começou a descarrilar. Com 20 anos, deixou de poder controlar a qualidade de álcool que ingeria. As saídas noturnas e uma bomba de fumo precipitaram o fim da sua carreira no Chelsea.

"Quando bebes, perdes o controle do que fazes. O álcool e as saídas noturnas foram a minha perdição. Lembro-me de uma uma vez em que cheguei bêbado a um treino. Tinha 19 anos e recordo-me que David Luiz, que nem falava bem inglês, perguntou-me, 'Oi, tu bebeste?', enquanto cheirava a minha respiração. Tentaram que Ashley Cole fosse o meu mentor e me ajudasse a concentrar-me no futebol, que saísse menos vezes a noite... mas eu era um pretencioso e um arrogante que achava que devia ser titular", contou Mellis, ao 'Daily Sport'.

Apesar de ter renovado com o Chelsea em 2010, Mellis foi despedido pelo clube em março de 2012, quando estava na equipa de reservas. Construiu uma granada de fumo e fez a mesma expodir no balneário. Os bombeiros tiveram mesmo de ser chamados para apagar o incêndio provocado pelo médio defensivo, as instalações do clube foram evacuadas. Terminava ali a sua ligação ao clube londrino.

Jacob Mellis jogou ainda durante duas épocas no Barnsley, no Championship, mas a carreira do promissor médio já tinha um caminho traçado: a queda seria a pique. Passou ainda por pequenos emblemas das divisões inferiores de Inglaterra como Blackpool, Oldham, Bury, Mansfireld, Bolton, Gillingham e Southend até terminar a carreira, aos 32 anos.

Agora, precisa de ajuda para deixar o vício do álcool e voltar a ter uma vida norma.

"Entrei em contacto com a Associação de Jogadores Profissionais de Inglaterra. Estou a tentar perceber os dados que o álcool provoca na vida das pessoas, de entender que não há problema nenhum em não beber todos os dias", explicou.

O passo seguinte, será voltar ao futebol, noutras funções. No Chelsea conseguiu tirar os níveis I e II de treinador: "É algo que vou gostar de fazer porque vejo futebol todos os dias e acho que posso ajudar os mais jovens a afastarem-se das armadilhas do futebol".