O Liverpool recebeu e venceu o Everton por 2-0 no sempre muito aguardado dérbi de Merseyside, jogado esta segunda-feira a contar para a 23.ª jornada da Premier League.

Num encontro marcado pelo regresso de Diogo Jota, que substituiu Darwin Nuñez quando o resultado já estava feito, a equipa de Jurgen Klopp - que vinha de três derrotas e um empate nas últimas quatro rondas - somou assim aquela que foi a sua primeira vitória na prova no ano de 2023.

O jogo foi dividido nos minutos iniciais, com as duas equipas a ameaçarem o golo. Golo que surgiu à passagem do minuto 36, para o Liverpool, com Mohamed Salah a marcar...depois de o Everton atirar ao poste. Os 'reds' partiram para o contra-ataque, com Darwin a arrancar a grande velocidade desde a sua área e a correr quase todo o campo antes de assistir o egípcio para o 1-0.

O 2-0 chegou, depois, quase a abrir a segunda parte. A turma da casa voltou a apanhar o adversário em contra-pé, Trent Alexander-Arnold cruzou rasteiro da direita e o reforço Cody Gakpo, solto de marcação ao segundo poste, só teve de encostar para o fundo das redes. Foi o primeiro golo do internacional neerlandês pelo conjunto de Anfield.

O Everton continuou a tentar correr atrás do prejuízo, mas as melhores ocasiões de golo continuaram a pertencer ao Liverpool, com Darwin e Salah a ficarem, ambos, perto do 3-0 antes de o uruguaio dar o seu lugar a Diogo Jota, a 20 minutos dos 90. O avançado internacional português, que não jogava desde 16 de outubro, regressou desta forma aos relvados.

O resultado não sofreu mais alterações e o triunfo permite ao Liverpool ultrapassar o Chelsea e subir ao...9.º lugar, com 32 pontos (menos 19 do que o líder, o Arsenal, e menos nove do que o Newcaslte, primeira equipa em lugares de acesso à Liga dos Campeões). Quanto ao Everton, segue abaixo a linha de água, com 18 pontos, no 18.º e antepenúltimo lugar.