Mais uma grande temporada de Bruno Fernandes no Manchester United. O médio português terminou a época como o jogador mais utilizado da equipa, o que mostra a sua preponderância para as ideias do técnico Erik Ten Hag.
Foram 62 os jogos realizados pelo Manchester United em 2022/23, numa época em que o internacional português apenas falhou três partidas.
A estes 59 jogos, Bruno Fernandes acrescentou 14 golos e 15 assistências pelos red devils.
Além dos 38 jogos na Premier League, o Manchester United chegou à final das duas taças internas, onde perdeu a de Inglaterra para o rival Manchester City mas venceu a Taça da Liga diante do Newcastle, colocando um ponto final num jejum de cinco anos sem troféus. Na Liga Europa, os red devils chegaram até aos quartos de final, onde caíram diante do campeão Sevilha.
Além dos jogos, golos e assistências, há um dado que salta à vista: Bruno Fernandes foi o segundo jogador das principais ligas europeias com mais ações para remate (212), apenas batido por Lionel Messi (222).
Nos 62 jogos, o Manchester United somou 42 vitórias, 12 derrotas e oito empates. A equipa de Ten Hag marcou 108 golos, 30 deles por Marcus Rashford, o melhor marcador da época no United.
Além dos 30 golos, o avançado contribuiu com 11 assistências em 56 partidas que disputou, ou seja, esteve envolvido em 41 golos em todas as provas. Rashford é o primeiro a chegar aos 30 golos numa época no Manchester United desde Robin Van Persie em 2012/13.
No entanto, olhando apenas para os golos na Premier League, pode-se constatar que a equipa esteve longe do que se esperava, ao marcar apenas 58. Manchester City (94 golos marcados), Arsenal (88), Liverpool (75), Brighton (72), Tottenham (70) e Newcastle (68) tiveram campanhas mais goleadoras que o Manchester United, 3.º colocado da Premier League.
Uma palavra para o sector defensivo do Manchester United, que conseguiu 28 'clean sheets' (28 jogos sem sofrer golos) ao longo da época, 17 deles na Premier League. A equipa terminou com os mesmos 43 golos sofridos do Arsenal na Premier League, mais 10 que Newcastle e Manchester City, as defesas menos batidas da prova.
Comentários