José Mourinho, em entrevista à SIC, deixou rasgados elogios a Fernando Santos, pela forma como fez a gestão que possibilitou a Portugal vencer o Euro 2016.

"No futebol as coisas não têm explicação. Às vezes é difícil encontrar uma explicação para a razão pela qual Portugal não ter sido campeão em 2004 ou com aquela equipa fantástica na Bélgica/Holanda ou porque não foi campeã no mundial. São perguntas que não conseguimos encontrar respostas. Neste Europeu começo por dizer que pela primeira vez na fase de grupos a terceira equipa não era eliminada e alguma coisas jogou connosco. Não viemos como os perdedores do grupo, que poderíamos ter ganho, mas seguimos em frente. Depois, após os resultados não terem sido bons o grupo teve uma estabilidade emocional e um treinador calmo, inteligente que resistiu às pressões externas. Fernando Santos teve a sabedoria para modificar com o comboio em movimento e terminou com quatro, cinco ou seis jogadores que não eram titulares inicialmente. Ele teve esse mérito", afirmou José Mourinho.

O técnico do Manchester United também destacou os jogadores portugueses.

"Foi fantástico os jogadores a aceitarem todas as decisões do treinador. Ninguém ficava desiludido e existiu uma união muito grande no grupo. Na final venceram no aspeto mental a França, que não foi capaz de aceitar as dificuldades de jogar em casa e ser favoritos. Eles tinham uma pressão acrescida. A equipa portuguesa tinha ideias claras e o mérito é de Fernando Santos e dos jogadores. Na final, para além do lance de Gignac, não me recordo deles terem tremido. Entrou o Éder abençoado e foi uma vitória história. O futebol português já merecia e foram eles que ganharam, mas todos aqueles que passaram pela Seleção também sentiram."