No mesmo dia em que Fábio Vieira foi confirmado no FC Porto, o Arsenal anunciou o seu substituo no meio-campo. O escolhido é Mikel Merino, um jogador que Mikel Arteta já "namorava" há algum tempo e que agora acrescenta muita qualidade ao centro do terreno dos 'gunners'.

O espanhol, de 28 anos, representava a Real Sociedad há seis temporadas e era uma das figuras de destaque da equipa, além de ter sido uma peça importante na conquista do Euro2024 por parte da Espanha.

O Arsenal não divulgou ao certo o número de temporadas que Merino vai estar ligado ao clube, informando apenas que se trata de um vínculo de longa duração. Não há ainda valores oficiais, mas a imprensa britânica revela que o negócio se fez por 33 milhões de euros, aos quais se podem acrescer 5ME por objetivos.

“O Mikel é um jogador que nos vai dar uma grande qualidade, com a sua experiência e versatilidade”, assinalou o treinador dos ‘gunners’, já depois de Merino fazer o primeiro treino pela equipa londrina.

O médio é o terceiro reforço do Arsenal para esta época, após as chegadas, a título definitivo, de dois guarda-redes: o igualmente internacional espanhol David Raya, que esteve cedido aos londrinos pelo Brentford, e Tommy Setford.

Formado no Osasuna, por lá despontou na equipa principal, antes de ter representado Borussia Dortmund e Newcastle. No Arsenal vai ter a concorrência de Odegaard, Partey, Rice e Jorginho.