O vice-primeiro ministro britânico, Nick Clegg, anunciou hoje uma parceria entre a Premier League inglesa de futebol e a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro para a implementação de um projecto social destinado a jovens de comunidades carentes.

O programa, que já existe na Inglaterra, visa retirar crianças de situações de risco, a utilizar o desporto como meio de inclusão social.

No Brasil, o projecto foi batizado de Premier Skills – Desporto Seguro e prevê a criação de escolinhas de futebol, além de outras academias desportivas que terão capacidade para atender até 300 jovens entre os sete e 17 anos, moradores da comunidade.

A ideia é que os polícias responsáveis pela segurança nas favelas sejam os próprios instrutores, numa parceria que também prima pela aproximação entre a força policial e os moradores destes territórios, antes dominados pelo tráfico.

De acordo com o British Council, efectivos das polícias militares e civis, com formação em Educação Física, receberão instrução de profissionais da Premier League para trabalhar com estas crianças em actividades desportivas.

Na cerimónia que marcou o início do programa, Clegg destacou que o futebol é uma linguagem universal e que, na Inglaterra, o programa foi muito bem sucedido tendo contribuído para redução da taxa de criminalidade.

Clegg elogiou os esforços feitos pelo governo do Rio na pacificação de regiões antes controladas pelo poder paralelo do tráfico. Ele destacou que a política de pacificação da cidade leva esperança e perspectiva de vida a uma parcela da população que antes vivia à margem da sociedade.

«Vejo que o que estão a fazer aqui é algo realmente notável, grandioso. Muito mais importante do que fazemos como políticos, ou mesmo como homens de negócios. Vocês estão a trabalhar unidos para dar oportunidades a estes jovens», destacou.

O britânico assistiu ainda a um jogo de futebol entre desportistas com deficiência visual, também no Morro dos Prazeres.

Na ocasião, Clegg e Beltrame oficializaram a parceria entre a ONG brasileira Urece e o clube inglês Tottemham Hotspur que prevê a integração por meio do desporto de pessoas com deficiência visual.

Após visita à favela, o vice-primeiro ministro britânico participará ainda do seminário “Rio-Londres – Um Legado Olímpico”, onde o inglês fará uma apresentação sobre o intercâmbio que já está a ocorrer entre as duas cidades sede dos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.