A Premier League e a PGMOL (Professional Game Match Officials Board), organismo responsável pela arbitragem no futebol profissional em Inglaterra,, decidiram divulgar esta terça-feira os áudios das conversas entre o árbitro e o VAR sobre o golo mal anulado a Luis Díaz no encontro entre Tottenham e Liverpool do passado fim de semana.

O golo colocava na altura, aos 34 minutos de jogo, o Liverpool na frente do marcador, numa altura em que jogava já reduzido a dez elementos (viria a terminar o encontro com nove). O árbitro assistente levantou a bandeirola para assinalar fora de jogo, o antigo jogador do FC Porto colocou a bola no fundo das redes e as imagens mostraram que o colombiano estava em posição regular. Porém, uma má comunicação e partilha de imagens por parte do VAR levaram a que o golo não fosse validado e que a decisão inicial prevalecesse.

No áudio e vídeo agora partilhado, é possível ver o operador do VAR a colocar as linhas de fora de jogo e afirmar de seguida: "Verificação completa, está tudo bem".

Ao ouvir que estava tudo ok, o árbitro da partida, Simon Hooper, depreendeu que estava tudo okcom a decisão tomada, e não com a regularidade do lance. Assim, reatou o jogo com a marcação de um pontapé-livre indireto correspondente ao fora de jogo que, afinal, nunca existiu.

A partir daí gerou-se a confusão. O operador do VAR alertou: "Esperem, esperem! A decisão em campo foi fora de jogo...Estás satisfeito com ela?" E o assistente do VAR respondeu: "Sim. Fora de jogo, golo, sim".

E a conversa prosseguiu, com o VAR a questionar o que se estava a passar e o operador do VAR a reforçar: "A decisão em campo foi fora de jogo. Estás satisfeito com esta imagem? Sim, está em jogo. Na imagem que lhes demos, está em jogo".

O assistente do VAR afirma, então: "Ele enganou-o e assinalou fora de jogo", com o VAR a perceber finalmente que a decisão tinha sido a errada. "Oh, f***-se".
Chega, então, o pedido para que se pare o jogo, entretanto retomado. Mas é demasiado tarde.

"O Oli [diretor de operações do VAR] está a dizer para atrasar o reatar do jogo. O Oli está a ligar a dizer para atrasar o jogo. A decisão é que está em jogo", ouve-se.

"Já não posso fazer nada", admitiu o VAR. "Eles retomaram o jogo. Não posso fazer nada, não posso fazer nada".

Os dois arbitros do VAR, Darren England e Dan Cook, foram entretanto afastados dos próximos jogos após este erro.