O Liverpool venceu esta noite o Southampton e adiou a decisão do título da Premier League para a última ronda. A equipa de Jurgen Kloop chegou aos 89 pontos, menos um que o líder, Manchester City.
Na última ronda o Manchester City recebe o Aston Villa, o Liverpool joga em casa diante do Wolverhampton, de Bruno Lage. Para ser campeão, o Liverpool precisa de vencer o seu jogo e esperar que o City empata ou perca na receção ao Aston Villa, equipa treinada por Steven Gerrard, antiga glória dos Reds.
Já o City só precisa de vencer ou então fazer o mesmo resultado que o Liverpool. Caso a equipa de Guardiola faça o mesmo resultado que o Liverpool frente ao Wolverhampton, a equipa de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva sagra-se campeão.
Mas as contas ainda poderão complicar-se. É que em Inglaterra o primeiro critério de desempate em caso de igualdade pontual é a diferença de golos. E neste capítulo, o Manchester City leva vantagem de seis golos (+72 contra +66). O segundo critério são os golos marcados, em que a equipa de Rúben Dias, João Cancelo e Berardo Silva também está na frente (96 contra 91).
Para chegarem ao final da prova empatados em pontos, o City tem de perder e o Liverpool empatar. E mesmo assim o City será campeão, a não ser que perca por mais seis golos de diferença com o Aston Villa.
Cenários possíveis
O City é campeão se…
- Fizer um resultado semelhante ao do Liverpool
- Empatar e o Liverpool não ganhar
- Perder e o Liverpool empatar mas não conseguir anular a diferença de seis golos
O Liverpool é campeão se…
- Ganhar e o Mannchester City empatar/perder
- Empatar e o Manchester City perder por mais de seis golos.
Mas há um derradeiro cenário: se o Manchester City perder por 6-0 e o Liverpool empatar 5-5 com o Wolverhampton, as duas equipas terminariam empatadas em todos os critérios de desempate: pontos, diferença de golos, golos marcados. Se tal se verificar (quase impossível que aconteça), o título será decidido num play-off, de jogo único disputado em campo neutro.
Comentários